A Polícia Civil encaminhou nesta segunda-feira (11) à Justiça de Sumaré o relatório final do inquérito que investigou a morte de Rafael Emídio da Silva, ocorrida em agosto do ano passado, no bairro Jardim Ipê. O vereador Sirineu Araújo (PL), que admitiu ter atirado e, em seguida, atropelado o homem, foi indiciado por homicídio qualificado com recurso que impossibilitou a defesa da vítima. O parlamentar alega legítima defesa.

Segundo o documento, assinado pelo delegado Lucio Antonio Petrocelli, os elementos colhidos durante a investigação são suficientes para que Sirineu seja processado.

“Esta Autoridade Policial, considerando todos os elementos informativos coligidos neste inquérito policial, restou convencida quanto aos indícios suficientes de autoria e materialidade delitiva, determinado o formal indiciamento do investigado”, afirmou.

O material será encaminhado ao Ministério Público, que vai decidir se acata a sugestão da Polícia Civil, denunciando o vereador, ou solicita mais diligências. A promotoria também pode pedir o arquivamento do caso.

O crime

Rafael Emídio foi morto por volta das 18h15 do dia 19 de agosto do ano passado, na Rua José Gomes de Oliveira, no Jardim Ipê. Ele foi atingido por 10 tiros e, caído no solo, ainda foi atropelado.

Em depoimento à Polícia Civil, Sirineu Araújo disse que era ameaçado e extorquido pela vítima e que, no dia do homicídio, ele subiu sem autorização em sua camionete dizendo que “tinha contas a acertar com o vereador”.

Nesse momento, segundo a versão do parlamentar, um homem teria entrado em luta corporal contra Rafael, que teria deixado cair uma arma. Sirineu afirma ter usado essa arma para efetuar os disparos. A arma do crime nunca foi encontrada. O vereador afirma ter jogado o revólver na Rodovia Anhanguera.

Procurado pelo Giro19, o advogado Alexandre Sanches Cunha – responsável pela defesa de Sirineu Araújo – disse que o cliente está colaborando com as investigações e vai provar durante o processo que agiu em legítima defesa.

Ataques, ameaças e roubos

Após a morte de Rafael Emídio, o vereador registrou na Polícia Civil boletins de ocorrência sobre ameaças sofridas e ataques a seus comércios. Segundo o advogado dele, um suspeito já foi preso.

“As ocorrências registradas foram ataque com arma de fogo a uma das padarias e três assaltos consecutivos na mesma semana e outras duas padarias, além de vandalismo no escritório político do também vereador. A defesa do empresário Sirineu Araújo obteve a informação que um dia autores dos ataques e assaltos foi preso na tarde de hoje. O indivíduo era procurado da justiça e confessou participar dos atos contra as padarias de Araújo”, disse Sanches.

Tags:
Homicídio | homicídio qualificado | indiciado | Justiça | Polícia Civil | Rafael Emídio da Silva | Sirineu Araújo | Sumaré | vereador de Sumaré

Divulgação/Câmara de Sumaré - Vereador Sirineu Araújo foi indiciado pela Policia Civil

COMENTÁRIOS: