O número de casos de dengue neste ano em Piracicaba é seis vezes maior do que o verificado no mesmo período do ano passado. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 14 de maio foram registrados 14.771 casos positivos da doença. No mesmo intervalo de 2023, foram registrados 2.321 casos de dengue. O número de mortes passou de dois para seis.

Apesar do alto número de casos, Piracicaba não receberá a vacina contra a dengue neste momento. De acordo com o Ministério da Saúde, os critérios para escolha dos municípios que recebem a vacina são:

* Cidades de grande porte, com população residente igual ou superior a 100 mil habitantes
* Maiores taxas de incidência anual média nos últimos 10 anos
* Predominância do sorotipo DENV-2, associado a casos graves da doença
* Número de casos registrados a partir de julho de 2023

Piracicaba não preenche o critério de circulação do sorotipo DENV-2. O Ministério da Saúde destacou que os demais municípios brasileiros receberão a vacina assim que mais doses estiverem disponíveis.

Combate à doença

O Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) realiza ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. No dia 18 de maio, será realizado um Arrastão da Dengue em oito bairros da cidade.

Atendimento

Indivíduos com sintomas de dengue, como febre de início repentino e pelo menos duas outras manifestações (dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares, dor atrás dos olhos) devem procurar imediatamente um serviço de saúde.

Até 30 de maio, as unidades de saúde estão com atendimento espontâneo para sintomáticos leves da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. A UBS Piracicamirim atende pacientes com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h. As UPAs também seguem com atendimento 24h para dengue e demais urgências e emergências.

Tags:
Chikungunya | Dengue | Ministério da Saúde | Piracicaba | Prevenção | Saúde | sintomas | Transmissão | Zika

Divulgação - Ação de combate à dengue realizada em Piracicaba

COMENTÁRIOS: