A Rede de Treinamentos FALA! está ofertando oficinas gratuitas sobre ferramentas Google para redações em todo o Brasil. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do programa até novembro, período em que acontecem os treinamentos. 

Os participantes terão acesso a videoaulas sobre temáticas e princípios do jornalismo de causas, como: jornalismo antirracista, a importância dos dados para o jornalismo local e coberturas jornalísticas de meio ambiente e segurança pública. As videoaulas serão ministradas por organizações fundadoras do Instituto FALA!, como Alma Preta Jornalismo, Ponte Jornalismo e 1 Papo Reto, além de organizações parceiras, como o data_labe.

“Contribuir com a formação de jovens comunicadores de diversas regiões do Brasil é um dos pilares de atuação do Instituto FALA!. Temos como missão fomentar a pluralidade de vozes, narrativas, territórios, formatos e linguagens por meio do jornalismo de causas. Os jornalistas que compõem a rede instrutora são os protagonistas do programa, porque é da união entre o ferramental e a produção de conhecimento que vem de cada um deles que mora a riqueza desta iniciativa”, ressaltou Antônio Junião, cofundador do Instituto FALA! e diretor de Arte e Projetos na Ponte Jornalismo.

As oficinas sobre as ferramentas do Google podem ser presenciais ou virtuais, a depender da realidade de cada organização que participa dos treinamentos. Para isso, o programa possui uma rede de 11 comunicadores de todas as regiões do país, que serão responsáveis por conduzir as oficinas sobre Google Trends, Busca Avançada, Google Maps, Google Earth aplicados ao jornalismo e Google Pinpoint.

Além de redações, jornalistas independentes e estudantes de jornalismo podem se inscrever pelo site para receber treinamento presencial ou remoto, dependendo da localidade.

O post Programa oferece treinamento gratuito das ferramentas Google para jornalistas independentes apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.

Tags:
Curso | Direitos Humanos | Formação | jornalismo independente | Mídia e Comunicação