Nove associações comunitárias do distrito do Iguatemi, na zona leste de São Paulo, se uniram em uma federação para somar esforços e transformar uma chácara privada da região em um centro cultural, com atividades gratuitas de lazer, esporte e capacitação profissional.
A Chácara Recanto Verde do Sol é um espaço privado, mas desde 2022 foi alugado por umas das entidades integrantes da coalizão, a Associação Chácara Recanto, que utiliza as dependências para promover eventos particulares e levantar fundos para as atividades comunitárias, como cursos de confeitaria e almoços solidários. A ideia, agora, é ampliar as ações voltadas para a comunidade.
Para isso, as nove organizações se formalizaram como a Federação União, criada em junho de 2026, como um hub de ações sociais e culturais da região do Recanto Verde do Sol, no Iguatemi. Desde então, passaram a usar a Chácara como sede e estão firmando parceria com líderes comunitários, moradores e outras organizações para ampliar as atividades oferecidas.
Representantes da Federação durante reunião na Chácara @Matheus Santino/Agência Mural
Outra frente de atuação é fortalecer o diálogo com o poder público – sem abrir mão da independência das organizações. Em 14 de agosto, representantes da Federação se reuniram com o subprefeito de São Mateus, Ozziel Souza , para apresentar o local e as propostas para o terreno. O representante se mostrou disposto a apoiar o projeto.
O próximo passo é convidar representantes da secretarias de Esporte e Cultura da cidade para conhecer a Chácara e a realidade do território. Nas próximas semanas, integrantes da Federação vão escrever um projeto voltado para prática esportiva e enviar para a prefeitura em busca de parceria.
Nós fechamos primeiro com os nossos para deixar tudo organizado e depois trazer mais pessoas, diz Lucas Machado, 45, presidente da Associação Chácara Recanto. Desde 2022, ele é o responsável pelo espaço da Chácara, por meio de um contrato de aluguel.
A meta é efetuar a compra do terreno e registrá-lo oficialmente no nome da Federação para garantir que a área seja um ponto permanente de cultura e lazer para a comunidade.
Outras oito organizações se somam à Federação, são elas: Página Recanto Verde do Sol, Instituto Unido Recanto Verde do Sol, Instituto Laços e Afetos, Associação Esperança, Projeto Anjos Missionários, Associação Amigos do Bairro Jardim Limoeiro II, Associação Mudando Histórias e Sociedade Amigos do Bairro Vila Leme e Jardim dos Marianos.
‘Tem muita gente que mora aqui há 40 anos e nunca entrou para ver como é a Chácara por dentro. O sonho de muitos idosos era conhecê-la’
Vânia Lopes, 43, vice-presidente da Associação Chácara Recanto
A chácara foi construída na década de 1980, com cerca de 5 mil metros quadrados. Nos últimos anos, o local vinha sendo usado para realização de bailes funks, até a Federação assumir a gestão do espaço.
Um novo projeto
Nos cinco anos em que está à frente da Chácara, Lucas promoveu reformas no local, que só contava com uma piscina e uma casa ainda inacabada. Passamos três anos em obra, regularizando o espaço. Voltamos a utilizá-lo de forma mais ativa em fevereiro deste ano, conta.
Segundo a Federação, o dono da propriedade apoia a ideia de transformá-la em centro cultural. Tanto que, desde que foi reaberta, a Chácara já recebe atividades voltadas à comunidade, incluindo cursos de confeitaria e eventos beneficentes.