A escritora Aline Dias, de Poá, na Grande São Paulo, lançou seu primeiro livro aos 23 anos. Embora ela não revele a idade atual, conta que ainda encontra na sua biografia em sites de vendas de livros a idade que tinha no lançamento da obra. De certa forma, fiquei eternizada nos 23, porque continuo tendo essa faixa etária para quem lê meu livro.
Os leitores, porém, podem conhecer a versão atual da escritora na “Bienal do Livro de 2026”, que ocorre até 13 de setembro, no Distrito Anhembi, na zona norte de São Paulo.
Isso porque no próximo sábado (12) ela estará no estande do ‘Coletivo Escreva Garota!’ (número G80) para autografar seu livro de fantasia adulta, As Filhas de Kahara e o Trono Maldito. A história gira em torno de Melissa e Verônica, duas irmãs gêmeas que cresceram separadas, sem conhecer a verdadeira origem.
Aline Marques (blusa vermelha) em estande da Bienal discutindo literatura erótica @Alessandra Marques Dias/Divulgação
Essa é a terceira vez que Aline participa da Bienal de São Paulo. Em 2024, apresentou no evento seus livros Caro viajante, de poesia, e Era uma vez a cidade do ódio, com poemas infantis. Em 2025, a autora participou da FLIP (Feira Literária de Paraty) com o livro também de poesias Dandelion, com o qual foi uma das ganhadoras da medalha “Melhores Poetas”, um prêmio organizado pela organização Casa Ler durante o evento.
Além dos poemas e da fantasia, a autora já se aventurou a escrever histórias infantis, como Labubu contra o Esquecimento, e dois livros de terror, Crônicas do Fim e Histórias para NÃO Dormir.
Eu gosto de escrever todos os gêneros e não consigo me prender a apenas um. Tenho, porém, uma queda maior pela fantasia, porque gosto de imaginar mundos diferentes, poderes sobrenaturais e coisas que seriam impossíveis na vida real, conta a escritora.
Moradora do Jardim Picosse, em Poá, ela é professora orientadora da sala de leitura no CEU Inácio Monteiro, na região de Guaianases, na zona leste de São Paulo. É também integrante do Coletivo Escreva Garota! e membro-fundadora do e da Academia de Letras de Itaquaquecetuba.
A associação promove lançamentos de autores da região, marca presença em feiras culturais e eventos em escolas públicas e universidades. Só de promover cultura, já é motivo para a Academia de Letras estar presente, reflete Aline.
A escritora da turma
A paixão de Aline pela leitura e pela escrita começou quando ela tinha 10 anos – e já escrevia poemas e letras de músicas. Adorava ler histórias de fantasia, gibis e era completamente viciada em Turma da Mônica, como ela conta. Cheguei a fazer minha mãe assinar a Panini e, até pouco tempo atrás, tinha uma coleção considerável de gibis.
O primeiro despertar da escritora veio na escola. Na quinta série, uma professora de Língua Portuguesa ficou encantada com uma redação escrita por Aline e chegou a ler para os alunos mais velhos, do ensino médio. Depois disso, ela sempre dizia que eu seria a escritora da turma, lembra.
Aline Marques na Feira Literária de Escritores Independentes do Alto Tietê, evento literário realizado em Poá @Alessandra Marques Dias/Divulgação
Aline ressalta que para os autores independentes é um grande investimento estar na Bienal, já que a maioria dos autores precisa pagar para expor no evento. Meu principal meio de acesso à Bienal é o coletivo Escreva Garota!, que tem entre suas finalidades possibilitar o acesso de escritoras a eventos desse porte, explica.
Em atividade há seis anos, o coletivo oferece formação em escrita criativa, sessões de pitch com editoras, grupos de escrita e clube de leitura, além de viabilizar a participação de autoras em eventos literários pelo país.
Em 2026, Aline trabalha na continuação de As filhas de Kahara e o Trono Maldito. Mas são muitas as ideias da escritora: ela tem ao menos 20 livros sendo escritos, em diferentes estágios da produção.
Sou o tipo de escritora que pode acordar às três da manhã tendo uma epifania e começar a escrever uma história que surgiu do nada. Então, novidades estão sempre surgindo.
Presença carimbada
A presença de Aline na Bienal no sábado não é a única participação da autora no evento. Nos dias 5 e 6, ela esteve no estande do Escreva Garota! para conversar com o público sobre os gêneros literários romantasia e erótico.
Falamos sobre processo criativo, sucesso de mercado, tabus e prazer feminino, além de como a historia de um romantasia pode girar em torno de uma aventura, tendo o sexo apenas como complemento e não como foco principal.
Ela também marcou presença na Bienal no dia 7, em uma roda de conversa entre professores e escritores organizada pela Secretaria Municipal de Educação do Estado de São Paulo. Na ocasião, discutiu sobre o livro infantil Era uma vez a Cidade do Ódio, que discute homofobia, preconceito e diversidade. Já no dia 8, Aline esteve no estande do GAEB (Grupo de Escritores Brasileiros), junto a Academia de Letras de Itaquaquecetuba.
Sessão de Autógrafos e brindes com Aline Dias
Data: 12 de setembro de 2026
Horário: das 16h às 22h
Local: Estande G80 Escreva Garota!, no corredor Travessa Literária da Bienal do Livro
Agência MuralO post Escritora de Poá participa da Bienal do Livro com fantasia sobre gêmeas em mundos mágicos apareceu primeiro em Agência Mural.
Tags:
Literatura | Livro | Rolê