A campanha eleitoral já começou. Mas você se lembra em quem votou na eleição passada? Talvez para presidente e governador a memória ainda ajude, porém, e para deputado federal e estadual? E esse voto, afinal, ajudou sua região?

A Agência Mural lança hoje o Mural de Votos, uma ferramenta interativa que reúne, zona por zona e município por município, quem foram os candidatos mais votados na última eleição na capital paulista e nos 39 municípios da Grande São Paulo.

Confira:

Os dados mostram que as periferias não votam de forma única, e a ferramenta ajuda a identificar como cada zona eleitoral ou cada município da região decidiu o seu voto para todas as funções.

O que a ferramenta mostra

O Mural de Votos organiza os dados oficiais do TSE por quatro filtros combináveis:

  • Turno (1º ou 2º)
  • Cargo presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual
  • Município a capital e os demais municípios da Grande São Paulo
  • Zona eleitoral na capital, as 57 zonas eleitorais aparecem identificadas pelo nome do bairro ou região que representam, não apenas pelo número

Para cada recorte selecionado, a ferramenta mostra o ranking dos candidatos mais votados, com o total de votos e o percentual local. Uma etiqueta “Eleito” identifica quando aquele candidato venceu a disputa no resultado final estadual ou nacional, deixando claro que isso é diferente de ter sido o mais votado apenas naquela zona ou município: é comum que uma região vote de um jeito e o resultado final do cargo seja outro.

Periferias

A zona eleitoral é o recorte mais próximo que existe de um distrito ou bairro da cidade. Essa proximidade permite enxergar algo que os números consolidados por município escondem: como territórios específicos da capital votam. Já nos municípios da Grande São Paulo fora da capital, o recorte municipal mostra como cada cidade da região metropolitana se posicionou nas urnas.

A disputa passada, por exemplo, foi marcada por uma eleição acirrada, e o desempenho nas periferias foi decisivo para o resultado. No geral, Lula teve 6,3 milhões de votos na região, contra 5,9 milhões do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Este ano, a disputa tem novamente Lula entre os candidatos e, desta vez, o senador Flávio Bolsonaro (PL) no lugar do irmão.

A vantagem do petista só foi possível graças ao seu crescimento nas periferias: ele recebeu 2 milhões de votos a mais na região metropolitana do que Fernando Haddad (PT) obtivera quatro anos antes.

Para o governo do estado, Tarcísio de Freitas (Republicanos) venceu a disputa contra Fernando Haddad (PT). O governador eleito teve menos votos nas periferias da capital, assim como Bolsonaro, mas obteve um resultado mais equilibrado na Grande São Paulo.

Agência Mural

O post Como votamos? Mural lança ferramenta para consultar os resultados eleitorais por zona nas periferias de SP apareceu primeiro em Agência Mural.

Tags:
Democratize-se! | Eleições 2022