O Startup Day 2026 reuniu 526 participantes no último sábado (21), com programação realizada em quatro cidades da região: São Carlos, Araras, Rio Claro e Pirassununga. O encontro mobilizou empreendedores, estudantes, pesquisadores e empresários interessados em inovação e no desenvolvimento de novos negócios. Promovido pelo Sebrae-SP, o evento reforça a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento regional.
Realizado de forma colaborativa com instituições de ensino, empresas e organizações do ecossistema local, o encontro teve como foco a troca de experiências, a geração de conexões e a apresentação de oportunidades para quem deseja empreender ou fortalecer sua atuação no mercado.
Para o gestor de inovação do Sebrae-SP Ícaro Tiberti, o evento evidencia o potencial da região. O Startup Day mostra a força do nosso ecossistema. Quando a gente conecta universidades, empreendedores, empresas e instituições, cria um ambiente mais favorável para transformar ideias em negócios e gerar desenvolvimento para a região.
A gerente regional do Sebrae-SP Ariane Canellas destaca o impacto da iniciativa para o território. A integração entre as cidades fortalece o empreendedorismo regional e amplia o acesso à inovação. O Sebrae atua para apoiar o desenvolvimento de startups e conectar essas iniciativas a oportunidades que contribuem para o crescimento dos pequenos negócios e da economia local.
A realização contou com o envolvimento de mais de 40 parceiros, entre universidades públicas e privadas, associações comerciais, entidades, ambientes de inovação e representantes das governanças locais, reforçando a atuação conjunta no fortalecimento do ecossistema empreendedor na região.
São Carlos destaca conexão entre ciência e empreendedorismo
Com 280 participantes, São Carlos teve a maior adesão entre as cidades da região. O encontro ocorreu no campus da Universidade de São Paulo (USP) e trouxe discussões sobre a transformação de pesquisas científicas em negócios e os desafios de levar soluções inovadoras ao mercado.
Para a empreendedora Cláudia Amigo, que atua com educação digital para o público 50+, o evento contribuiu para ampliar a visão sobre o setor. Eventos como esse ajudam a gente a se atualizar, conhecer novas tecnologias e entender o que está sendo desenvolvido. Isso estimula a continuar aprendendo e evoluindo no negócio, afirmou.
A diversidade de propostas também chamou a atenção de participantes como Eduardo Cominotti, da PWTech. Tem várias empresas com ideias diferentes e isso motiva. O empreendedorismo é o que impulsiona a tecnologia e a economia, disse.
Entre os participantes do painel Da Ciência ao Mercado, o gerente operacional da PWTech, Claudio Silva, destacou a troca de experiências promovida pelo evento. Foi uma experiência muito enriquecedora, com trocas importantes com outros empreendedores e com o público presente, afirmou.
Segundo ele, a participação da empresa também contribuiu para ampliar a visibilidade do negócio e fortalecer conexões. A exposição foi bastante produtiva, permitindo apresentar nossa solução, fazer networking com tecnologias locais e abrir portas para possíveis parcerias em projetos, destacou.
Pirassununga formaliza compromisso com a educação empreendedora
Em Pirassununga, o evento reuniu 130 participantes no campus da Universidade de São Paulo (USP) e teve como um dos momentos mais marcantes a assinatura do termo de compromisso para a implementação de ações de educação empreendedora no município.
A iniciativa envolve a adoção do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que deve impactar cerca de 2.700 alunos do ensino fundamental, além da capacitação de professores para aplicação do conteúdo em sala de aula. A assinatura contou com a presença de representantes das governanças locais, reforçando o compromisso coletivo com a formação empreendedora desde a base.
Para o estudante Gustavo Esteves, o evento ampliou o acesso à informação sobre oportunidades. As palestras mostraram caminhos que muita gente ainda não conhece. Quando a gente aproxima universidade e empreendedorismo, surgem novas possibilidades, avaliou.
O empreendedor Tiago Milanin, da startup Sanipeixe, destacou o ambiente de troca. O evento conecta pessoas de diferentes áreas, desde quem está começando até empresários e professores. Isso fortalece o desenvolvimento de novos negócios, afirmou.
Araras aposta na troca de experiências e cases reais
Em Araras, 66 participantes acompanharam a programação realizada na Associação Comercial e Industrial de Araras (ACIA), com foco na apresentação de experiências práticas de empreendedorismo.
Durante o evento, empresários compartilharam trajetórias e aprendizados. Para Wellington Santos, da O2F Engenharia, a iniciativa contribui para o fortalecimento do ecossistema. É uma oportunidade de mostrar experiências e aprender com outras histórias. Essa troca é importante para quem quer inovar e empreender, disse.
O estudante Gustavo Timachi destacou o impacto do conteúdo apresentado. O que foi compartilhado reforça que estou no caminho certo. Além disso, o networking feito no evento permite aprender, trocar experiências e contribuir com outras pessoas, afirmou.
Rio Claro destaca networking e geração de novas ideias
Em Rio Claro, o Startup Day reuniu 50 participantes na Associação Comercial e Industrial (ACIRC), com discussões voltadas à jornada empreendedora e ao crescimento de startups.
O networking foi um dos pontos mais valorizados pelos participantes. O empresário André Ditomaso, fundador da Monitora, destacou a importância das conexões. Esse tipo de evento ajuda a desenvolver negócios, encontrar parceiros e identificar novas oportunidades de mercado, afirmou.
Para o CEO Roman Bessani, o encontro também contribui para a geração de ideias. A troca com outras pessoas traz insights e possibilidades de novos produtos. É um ambiente que estimula a evolução do negócio, disse.
Entre os participantes, a estudante Yuri Martins Gandolfo de apenas 13 anos apresentou uma proposta de aplicativo voltado à cadeia da reciclagem e créditos de carbono. O evento amplia a visão e incentiva o empreendedorismo em qualquer fase da vida, contou.
Fortalecimento regional
O Startup Day é uma iniciativa nacional cocriada com os ecossistemas locais e voltada a empreendedores em diferentes estágios, da ideação à escala. Na região de São Carlos, a edição de 2026 reforçou a integração entre cidades e o papel do empreendedorismo como vetor de desenvolvimento econômico.
-