Quem diria que alguns vídeos feitos para cobrir eventos, ainda na época em que era redator em sites de entretenimento, fariam de Lucas Henrique de Sousa, 28, um influenciador com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais?

Nascido e criado na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo, Lucas – conhecido artisticamente como Lucas Hensou (@lucashensou) – viu na criação de conteúdo uma forma de unir seu amor pelo entretenimento com o empreendedorismo.

Formado em jornalismo, Lucas atua há alguns anos como digital creator. O perfil nas redes sociais é uma vitrine para marcas, e o trabalho já o levou a cobrir grandes festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza, The Town e a CCXP.

Lucas Hensou no evento promovido pelo TikTok, em 2024, para influenciadores e convidados @Arquivo pessoal/Divulgação

Mas o caminho até lá não foi fácil. Morando longe do centro e dos grandes eventos que já cobriu, ele enfrentou desafios pelas grandes distâncias enfrentadas para atravessar a cidade, e também para construir a rede de contatos.

Precisa criar networking, ter relacionamento com as marcas, e fazer presença em cabine de imprensa, que acontece no JK Iguatemi, às 9h30. Para o Lucas da Vila Nova Cachoeirinha estar lá, tem que sair muito cedo, às vezes só com dinheiro da condução.

A vivência periférica moldou o olhar de Lucas sobre o que é ser criador de conteúdo. Venho de família humilde, nunca tive TV a cabo, só TV aberta. Minhas memórias são do meu pai e da minha mãe trabalhando muito e eu sozinho em casa. Então, quando estou numa pré-estreia da Disney, penso: imagina os outros Lucas que estão me assistindo. Eles esperam que mostre isso pra eles, diz.

Hoje, cerca de 70% da renda de Lucas vem da criação de conteúdo. O restante vem de trabalhos como social media, ajudando empresas e pequenos negócios a pensarem as estratégias digitais.

Quando não tenho oportunidade, eu crio. Neste último ano, trabalhei com cerca de 80 marcas, desde grandes empresas até empreendedores locais, afirma.

Segundo Lucas, o diferencial está em entender o público antes de pensar no close: ele sempre leva em conta o que as pessoas querem ver e se os conteúdos fazem sentido para quem o segue. Mesmo vivendo o sonho, ele reconhece que a jornada não é simples, especialmente para quem vem da periferia.

‘A monetização não chega de imediato. Muita gente desiste, porque precisa continuar trabalhando para se sustentar. É difícil se dedicar integralmente à criação de conteúdo quando você tem contas para pagar’

Lucas Hensou, criador de conteúdo

E ele não está sozinho nesse movimento. De acordo com a pesquisa Marketing de Influência e Regionalismo, feita pela empresa de marketing Influency.me em parceria com a empresa de tecnologia Opinion Box, 73% dos brasileiros seguem páginas sobre a cultura regional do lugar onde vivem.

Entre os jovens da Geração Z (16 a 29 anos), o número chega a 76%. Além disso, 56% dos entrevistados afirmam se sentir mais representados quando veem criadores regionais em campanhas publicitárias.

Os números mostram que existe interesse em alta por criadores de conteúdo com um olhar mais local – e Lucas Hensou entendeu isso rápido e conseguiu se destacar nesse meio, que pede mais representatividade.

O influenciador no festival The Town 2025, em São Paulo @Arquivo pessoal/Divulgação

Influenciadores regionais, como afirma o estudo, podem ir além de gerar engajamento para marcas e consumidores, e se tornarem pontes em seus territórios. Por viverem o contexto local, comunicam com proximidade e autenticidade, características cada vez mais essenciais nas estratégias de marketing contemporâneas.

Aqui na Agência Mural, a gente acredita na força do empreendedorismo local e apoia quem faz o corre acontecer na quebrada. Por isso, o Mural Local conecta marcas e empreendedores de diferentes regiões da Grande São Paulo, ajudando negócios a crescerem e se destacarem. Quer divulgar sua empresa ou saber mais sobre como participar?  Entre em contato com a gente neste número

Agência Mural

O post Além do “close”: influenciador conecta periferia a grandes festivais apareceu primeiro em Agência Mural.

Tags:
Cultura | Empreendedorismo | No Corre