O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou, nesta semana, o primeiro ciclo da terceira edição do programa BNDES Garagem. A iniciativa, que oferece apoio gratuito a empreendedores e startups, vai destinar até R$ 150 mil em prêmios para os projetos mais promissores. O programa tem como foco impulsionar negócios inovadores que promovam o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Serão selecionadas 100 startups, divididas em dois módulos: “Criação”, para ideias em estágio inicial, e “Tração”, para negócios que buscam expandir. As inscrições estão abertas desde segunda-feira (19), com as atividades do programa previstas para começar no dia 31 de outubro. A aceleração e execução estratégica do BNDES Garagem será conduzida pela Quintessa, aceleradora com experiência na estruturação e crescimento de empreendimentos de impacto.

O programa dará prioridade para soluções nas áreas de economia verde e descarbonização, segurança pública, educação, saúde e economia da periferia. Projetos que utilizarem inteligência artificial terão pontuação adicional no processo de seleção. A iniciativa também reforça o compromisso com a diversidade, com 40% das vagas destinadas a empreendedores das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

Ao longo do programa, os participantes receberão apoio individual de especialistas, mentoria para resolução de desafios, conteúdos sobre empreendedorismo e inovação, além de acesso a serviços gratuitos e subsidiados. O objetivo é conectar as startups com potenciais investidores e parceiros de empresas públicas e privadas. A expectativa é que, até 2028, o BNDES Garagem tenha acelerado 400 startups.

O post BNDES lança edital de apoio a empreendimentos com foco no desenvolvimento sustentável apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.

Tags:
Desenvolvimento Sustentável | governo federal | Meio Ambiente | socioambiental | startup