A campanha “Meninas, Bora Votar!”, promovida pelo Centro de Mulheres do Cabo (CMC), tem a proposta de incentivar meninas adolescentes, a partir dos 16 anos, a tirarem o título de eleitora e desenvolverem a cidadania por meio do do voto. Lançada nesta segunda-feira (15), a ação utiliza materiais de divulgação como vídeos, cards, spot de rádio, fotos e adesivos, para trazer a conscientização sobre a importância da participação na escolha política da cidade.

Protagonizada pelas jovens ativistas pela Educação do Projeto do Meninas em Movimento pela Educação apoiada pelo Fundo Malala, a campanha também tem o objetivo de estimular o voto em candidaturas de mulheres comprometidas no enfrentamento à evasão escolar e nas bandeiras de lutas feministas.

“Precisamos de mais mulheres feministas nos espaços de poder para que nossas pautas se tornem políticas públicas. Além disso, temos poucas vereadoras e prefeitas em Pernambuco”, ressalta a ativista do Fundo Malala, Cássia Souza.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições de 2022 tiveram um aumento no comparecimento médio de jovens de 16 e 17 anos, sendo 52,3% a mais do que em 2018. Esse aumento também foi refletido na participação feminina, a média de eleitoras da mesma faixa etária foi de 489 mil eleitoras, enquanto 387 mil eleitores do sexo masculino. O prazo para tirar a 1ª via do título encerra no dia 8 de maio.

O post Uma campanha para incentivar o primeiro voto das meninas apareceu primeiro em Marco Zero Conteúdo.

Tags:
Centro de Mulheres do Cabo | Direitos Humanos | eleições 2024 | Eleições Municipais