A Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo pediu nesta quinta-feira (22) o afastamento dos policiais militares envolvidos na ocorrência em que três jovens detidos em Piracicaba por suspeita de tráfico de drogas teriam sido obrigados a vestir camisetas com referências ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) antes de serem encaminhados à delegacia.

Além de solicitar o afastamento dos agentes até a apuração dos fatos, a Ouvidoria encaminhou um ofício à Corregedoria da Polícia Militar para obter informações sobre as providências adotadas na ocorrência, que terminou com a prisão em flagrante de dois homens e a apreensão de um adolescente.

Segundo a Ouvidoria, caso sejam confirmadas, as condutas relatadas podem representar violações de direitos fundamentais e ser incompatíveis com os princípios constitucionais que orientam a atividade policial.

O comunicado cita possíveis situações de violência policial, abuso de autoridade e constrangimento ilegal, além de eventuais práticas que podem configurar tortura ou tratamento cruel, desumano ou degradante.

A Ouvidoria também ressaltou que a atuação policial deve permanecer independente de partidos e correntes ideológicas. O órgão defendeu que os fatos sejam investigados com rapidez, profundidade e independência, com responsabilização de eventuais envolvidos, respeitado o devido processo legal.

A denúncia ganhou repercussão após a mãe do adolescente apreendido afirmar que o filho não vestia a camiseta com referência a Lula no momento da abordagem policial.

O Giro 19 pediu a SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e à assessoria de comunicação da Polícia Militar informações sobre a investigação e se a Corregedoria já se manifestou. Esse texto será atualizado quando recebermos a resposta. 


Tags:
denúncia | Piracicaba | Polícia militar | tortura

Divulgação - Militantes do PT foram obrigadas a retirar a camiseta; pouco depois, três jovens foram levados para a delegacia por suspeita de tráfico vestidos com camisetas iguais

COMENTÁRIOS: