Na tarde desta terça-feira (23), o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD), se reuniu com representantes da Associação de Comerciantes do Mercado Municipal, após o incêndio que atingiu o Mercadão durante a madrugada. O encontro teve como objetivo definir os próximos passos para a recuperação do espaço e as medidas de apoio aos permissionários.
Decisões e Próximos Passos:
Após a reunião, ficou definido que o Mercado Municipal permanece fechado ao público nesta quinta-feira (24). O acesso é permitido apenas aos permissionários, que poderão realizar a limpeza e avaliar os boxes não afetados pelo fogo.
"Conversamos com a Associação para entendermos quais as principais urgências nesse momento. Se tudo correr bem, é possível que a parte não atingida pelo fogo possa ser reaberta ao público na sexta-feira, dia 25", afirmou o prefeito. Ele também anunciou que fará reuniões individuais com os permissionários impactados para discutir medidas de apoio por parte da Prefeitura de Piracicaba.
Impacto do Incêndio:
O incêndio, que teve início por volta das 2h, foi controlado pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Associação de Comerciantes, 17 boxes foram danificados. O prédio, tombado como patrimônio cultural de Piracicaba, abrange 3.367 metros quadrados, com cerca de 25% da área atingida pelas chamas. Felizmente, não houve feridos.
Ações de Apoio e Preservação do Patrimônio:
A administração do Mercadão é feita por meio de uma parceria público-privada entre a Prefeitura e a Associação de Comerciantes.
O Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural) autorizou, em caráter emergencial, o início dos trabalhos de limpeza no local. "Autorizamos o início dos trabalhos de limpeza e rescaldo e agora aguardamos a conclusão da análise técnica e do laudo estrutural", disse Álvaro Saviani, presidente do Codepac e secretário de Habitação. Segundo ele, o Conselho continuará acompanhando e sugerindo eventuais adequações durante a reconstrução do prédio, sem prejuízo ao valor histórico do espaço.
Mercado Municipal de Piracicaba:
Inaugurado em 1888, o Mercado Municipal de Piracicaba é considerado um dos mais antigos do Brasil e um importante patrimônio histórico da cidade. Com forte apelo cultural, o local recebe cerca de 220 mil visitantes por mês.
Tags:
Incêndio | Mercadão | Mercado Municipal | Piracicaba | Prefeitura