A Prefeitura de Piracicaba abriu licitação para obras de revitalização da praça José Bonifácio, localizada no centro da cidade. O valor estimado da contratação é de R$ 9, 9 milhões, com critério de julgamento de menor preço global.

A proposta de requalificação da praça José Bonifácio atende à demanda e incremento dos serviços de lazer e comércio na região. As obras visam ampliar e enaltecer o acesso turístico no município, bem como favorecer a ocupação habitacional da área central.

O projeto de modernização abrange uma área total de 55.835 metros quadrados e foi desenvolvido após estudo que avaliou as condições gerais de mobilidade, como infraestrutura para pedestres, ciclistas, transporte coletivo e individual, e fluxo de trânsito. Também contou com um estudo ambiental das árvores que estão no espaço, considerando aquelas que apresentam algum risco de queda e, por isso, precisam ser suprimidas, além das árvores de pequeno porte que podem ser remanejadas e replantadas em outra parte da praça. Árvores de grande porte que estão sadias foram incluídas no projeto.

As propostas incluem a revitalização total da área, com a abertura da rua Moraes Barros em frente à Catedral de Santo Antônio, alongamento da praça José Bonifácio e elevação do piso na rua Boa Morte, ampliação das vagas de estacionamento, criação de um corredor gastronômico e comercial, instalação de espaços dedicados ao lazer e esporte, criação de ambiente direcionado a eventos, remodelação dos canteiros e berços das árvores, e modernização dos equipamentos estruturais, como bancos e iluminação.

O projeto também prevê adequações de acessibilidade, como a instalação de piso tátil de alerta perceptível para pessoas com deficiência visual e sanitários com barras de apoio nas paredes e nas portas. O prazo contratual com a empresa vencedora é de um ano, contado a partir da data de emissão da Ordem de Serviço.

Tags:
acessibilidade | lazer e comércio | Piracicaba | Praças públicas | Revitalização de praça

Divulgação - Praça José Bonifácio será revitalizada

COMENTÁRIOS: