A Prefeitura de Piracicaba anunciou a abertura de licitação para ampliar o número de radares de fiscalização de trânsito. Atualmente, são 28 equipamentos em operação e o objetivo é ampliar esse número para 50, com previsão de gasto de R$ 11,7 milhões. O pregão será realizado no dia 29 de maio.

Os equipamentos vão fiscalizar excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho e parada sobre faixa. 

De acordo com o edital da licitação, a ampliação dos radares visa garantir a segurança e a fluidez do trânsito, reduzindo os riscos de acidentes e infrações. A prefeitura justifica que dados de anos anteriores demonstram que os radares instalados em pontos críticos de acidentes com vítimas fatais e graves resultaram em uma redução significativa dos sinistros.

Piracicaba conta atualmente com uma frota de mais de 348 mil veículos registrados, sem contar os não registrados e os de passagem. Após a ampliação, a cidade passará a ter 120 faixas de fiscalização eletrônica. Para fins de comparação, Limeira, com frota de 248.177 veículos, possui 109 faixas de fiscalização eletrônica, enquanto Americana, com frota de 200.381, possui 70 faixas.

"Em comparação a outros municípios com frota e características equivalentes, estamos com o número de dispositivos de fiscalização abaixo da média implantada. Por isso, a fiscalização eletrônica, somada às operações da secretaria, forças policiais conjuntas e campanhas de educação no trânsito, contribuem para um trânsito mais seguro", afirmou Jane Oliveira, secretária municipal de Trânsito e Transportes.

Tags:
Fiscalização Eletrônica | RADARES | Segurança no Trânsito | Trânsito

Divulgação - Infrações serão enviadas para central

COMENTÁRIOS: