A Vigilância Epidemiológica de Piracicaba confirmou nesta sexta-feira (05) a quarta morte por dengue em Piracicaba em 2024. O resultado veio após exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, de São Paulo. O registro é de um paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 70 e 79 anos, residente na região Sul. O óbito ocorreu na semana entre os dias 10 a 16 de março. O caso é autóctone (de origem local) e classificado como sorotipo 1 da dengue. Há, ainda, três mortes em investigação.
Piracicaba vive uma epidemia da doença. De acordo com o painel de monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade 5.892 casos, o que representa uma taxa de incidência da doença de 1.391 casos por grupo de 100 mil habitantes.

O primeiro óbito confirmado foi em uma paciente do sexo feminino, com comorbidades, na faixa etária entre 70 e 79 anos, residente na região central. O segundo foi em paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 60 e 69 anos, residente na região Leste. O terceiro é de um paciente do sexo masculino, com comorbidades, na faixa etária entre 80 e 89 anos, residente na região Central. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 5 de abril foram registradas 16.796 notificações para a dengue.

A Secretaria de Saúde segue monitorando os casos de dengue no município e continua com o trabalho intenso de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Com apoio do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes), vinculado ao CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), os agentes de saúde e zoonoses ampliaram suas atividades com ações de orientação e educativas casa a casa de segunda a sexta-feira. Os arrastões e mutirões seguem todos os sábados e as equipes de nebulização seguem atuando em regiões com maior número de casos, além das ações de remoção de inservíveis em residência de acumuladores, entrada forçada em locais suspeitos para criadouros, entre outras ações.

 

Tags:
Dengue | Epidemia | Piracicaba

Divulgação - Ação de combate à dengue em Piracicaba

COMENTÁRIOS: