O que começou como uma busca por parceiros para ministrar cursos profissionalizantes transformou-se em um projeto de grande impacto tanto para o Centro Social São José (conhecido como “Frei Chico”), em Santa Cruz do Rio Pardo, quanto para a comunidade. A instituição contava com recursos doados pelo restaurante italiano Da Vittorio, enviados por intermédio da Cáritas Internacional, com a meta de capacitar a comunidade. Ao procurar o Sebrae-SP para a execução das aulas, a entidade encontrou uma solução que multiplicou o alcance da doação.

Como o Sebrae-SP conta com programas que subsidiam as capacitações técnicas e de gestão, cobrando apenas cotas simbólicas de patrocínio para a realização dos cursos, o custo das aulas ficou significativamente menor do que o orçamento disponível. Com isso, a maior parte do recurso internacional pôde ser redirecionada para a compra de equipamentos industriais para a própria infraestrutura do Frei Chico e kits de trabalho para os formandos.

Cerca de 30 pessoas estão sendo capacitadas em turmas de panificação, confeitaria, pizzas e massas salgadas, com cargas horárias de 20, 40 e 60 horas. Voltada prioritariamente a jovens e adultos de 18 a 30 anos, a ação permite aos participantes aprenderem desde o balanceamento das receitas até a finalização e venda dos produtos, unindo técnicas gastronômicas a noções fundamentais de gestão de negócios.

Além de garantir o aprendizado gratuito aos alunos, o formato do projeto permitiu criar um legado duradouro para a comunidade. Com a verba economizada graças ao subsídio do Sebrae-SP, a instituição poderá investir na aquisição de equipamentos de grande porte para a sua cozinha, como liquidificadores industriais, forno microondas, freezers, entre outros.