A Agência Mural e a Ponte Jornalismo iniciaram uma parceria estratégica para a cobertura das eleições presidenciais. A iniciativa busca ampliar a circulação de informações sobre direitos humanos durante o período eleitoral em diferentes territórios brasileiros.
A parceria integra a Rede Ponte nas Eleições 2026, uma articulação conjunta para a divulgação de uma série de seis reportagens sobre orçamento público, gênero e juventude que serão republicadas de acordo com a linha editorial da Mural.
Para Vagner de Alencar, diretor de jornalismo da Agência Mural, a parceria fortalece a circulação de informações de interesse público e contribui para uma cobertura eleitoral que considere as diferentes realidades das periferias.
É uma forma de somar esforços, alcançar novos públicos e contribuir para uma cobertura mais diversa e conectada com diferentes realidades.
Vagner de Alencar
Os conteúdos partem de desafios concretos enfrentados nos territórios e apresentam dados, contexto e propostas construídas por movimentos sociais, organizações da sociedade civil, pesquisadores, especialistas e pessoas diretamente afetadas pelas políticas de direitos humanos.
Em vez de concentrar a cobertura nas promessas e declarações das candidaturas, a série busca discutir os desafios dos próximos governos sobre o assunto. As reportagens também conectam diferentes regiões do país, ouvindo pessoas e organizações locais e relacionando questões territoriais ao cenário nacional.
Para a diretora de projetos especiais e marketing da Ponte Jornalismo, Jéssica Santos, criar parcerias para distribuição de conteúdo que pense segurança pública a partir da lógica da vida é uma forma tanto de hackear o sistema quanto de expor contextos e propostas ao maior número possível de pessoas.
Em tempos de algoritmos mediando entrega de conteúdo, estabelecer alianças é condição essencial para que o jornalismo independente ligado a direitos humanos impacte territórios diversos através de atores de confiança destes locais.
Jéssica Santos
Além da Mural, outros veículos integram a rede de parceiros: Conquista Repórter, Sargento Perifa, Plural, #Colabora, Eh Fonte, Mídia Étnica/Correio Nagô, Marco Zero, Amazônia Real, Revista Afirmativa, Portal Catarinas e O Catarinão.
Agência MuralO post Parceria entre Mural e Ponte amplia cobertura sobre direitos humanos nas eleições apareceu primeiro em Agência Mural.
Tags:
Acontece Mural | eleições 2026