As oportunidades geradas pela criação de uma Film Commission no Alto Tietê foram o tema central do workshop promovido pelo programa Crie Audiovisual, do Sebrae-SP, em parceria com o 2º Festival de Cinema Itapety, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, e a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI). O evento, realizado no último sábado (22), no Prédio II da Prefeitura, reuniu empreendedores do setor, representantes do poder público e profissionais da área interessados em conhecer o passo a passo para a implementação da iniciativa na região.

No Brasil, alguns municípios, especialmente capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, contam com Film Commissions. Essas organizações têm como objetivo fortalecer as produções audiovisuais por meio de estruturas que promovam a atratividade das cidades ou regiões, incentivem a realização de gravações de comerciais, filmes ou séries, facilitem e desburocratizem a obtenção de licenças para filmagens e indiquem locações e fornecedores locais.

As Film Commissions fomentam não apenas o mercado audiovisual, mas também outras atividades econômicas, como os setores hoteleiro, de comércio, serviços e turismo. “O programa CRIE Audiovisual tem um ano e está consolidando a atuação da iniciativa voltada aos pequenos empreendedores do audiovisual paulista. A região do Alto Tietê tem avançado no setor e possui um grande potencial”, destacou o gestor estadual do Crie Audiovisual, Rafael Nery.

Para a gestora regional de Economia Criativa e Turismo do Sebrae-SP no Alto Tietê, Samira Gardziulis, a região reúne vocações que favorecem a implementação de uma Film Commission. “Foi muito construtivo conhecer, de maneira prática, quantas oportunidades podem ser geradas para o desenvolvimento regional por meio de iniciativas ligadas ao mercado audiovisual”, apontou.