O café, um dos produtos mais emblemáticos da agricultura brasileira, foi o ingrediente principal de uma capacitação promovida pelo Sebrae-SP, em parceria com o Senar, Sindicato Rural e Sebrae Aqui, que despertou criatividade, aprendizado e novas perspectivas de negócio para os participantes do curso Uso de Café na Culinária Brasileira, realizado em Itararé.
O curso apresentou diferentes técnicas e receitas que utilizam o café como matéria-prima em preparações doces e salgadas, demonstrando seu potencial para a criação de produtos diferenciados e com maior valor agregado.
Segundo a analista de negócios do Sebrae-SP, Letícia Marques, a capacitação vai além do aprendizado culinário e contribui para o desenvolvimento de pequenos negócios.
O curso mostra que produtos tradicionais, como o café, podem ser transformados em novas oportunidades de geração de renda. Quando o empreendedor aprende técnicas de aproveitamento e diversificação, ele amplia seu portfólio, agrega valor à produção e aumenta sua competitividade no mercado, destaca.
A participante Creuzedete Almeida Souza, que já atua com a produção e venda de chips, geleias e doces cristalizados, saiu da capacitação motivada a expandir ainda mais sua linha de produtos. Eu amei o curso. A professora foi excelente. Gostei de tudo. Eu trabalho com vendas, vendo chips, geleias e doces cristalizados. E agora vou fazer derivados de café. Já fiz bala de café para vender e saiu muito bem. Amei o curso e todo o aprendizado, afirma.