O Sebrae Nacional e a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), com o apoio do Sebrae na Baixada Santista, realizaram, nos dias 30 e 31 de março, a primeira edição regional do projeto Conexão Urbana. O encontro, sediado no Parque Tecnológico de Santos, reuniu lideranças municipais, especialistas e gestores públicos para debater estratégias de governança metropolitana, inovação em cidades inteligentes e soluções de sustentabilidade voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo, redução de desigualdades territoriais e de inclusão socioprodutiva.

A iniciativa faz parte de um projeto nacional que abrange 57 municípios em cinco regiões metropolitanas brasileiras (Rio de Janeiro, Baixada Santista, Curitiba, Recife e Belo Horizonte) e busca reduzir desigualdades socioespaciais por meio da cooperação entre cidades. A escolha de Santos reforça o papel da Baixada Santista como polo de inovação e laboratório de soluções urbanas que servem como referência nacional.

Urbanismo e Sustentabilidade

O Desenvolvimento Urbano e a Construção Civil foram os temas centrais do primeiro dia do evento (30/03). Fábio Tatsubô, chefe do Departamento de Políticas Públicas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Prefeitura de Santos, aproveitou o encontro para reforçar a necessidade de soluções integradas. Incentivamos a integração das prefeituras para a construção de ações reais que causem impacto na economia local e no desenvolvimento sustentável. Aqui, temos a oportunidade de trazer a essa jornada os ODS e elaborar dados, indicadores e um plano de ação em conjunto, pontuou.

Um dos representantes municipais presentes foi Valdir Pereira Ramos Filho, secretário de Meio Ambiente de Praia Grande, que destacou o engajamento da cidade na frente de integração regional. Este evento é extremamente importante porque integramos a sociedade, a academia e a gestão pública. Se a política pública estiver alinhada às pesquisas e à captação de recursos, conseguiremos desenvolver a região de forma sustentável, afirmou Valdir, ressaltando que a união impulsiona áreas como mobilidade, saneamento e o enfrentamento às mudanças climáticas.

A programação priorizou também o uso de dados para Smart Cities (Cidades Inteligentes) e a inovação na construção civil, com foco na simplificação de licenciamentos e na metodologia BIM (Building Information Modeling). O sistema utiliza modelos digitais inteligentes para integrar dados da obra, garantindo, como apresentou o arquiteto Alessandro Lopes, maior eficiência e transparência às construções públicas.

Desenvolvimento Econômico e Inclusão Socioprodutiva

Na terça-feira (31/3), as oficinas concentraram-se na construção de caminhos práticos para a geração de emprego e renda. Com esse propósito, as discussões avançaram sobre estratégias de inclusão socioprodutiva e o fortalecimento da economia criativa nos nove municípios. Gestores realizaram diagnósticos da realidade socioeconômica local, buscando integrar diferentes esferas de governo para que o empreendedorismo atue como ferramenta de transformação social.

A abertura do ciclo de palestras ficou a cargo de Helena Rêgo, analista de Desenvolvimento Territorial do Sebrae Nacional. Em participação por vídeo, a especialista detalhou ações de qualificação voltadas ao empreendedorismo com o objetivo de capacitar cidadãos em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca estimular um dinamismo econômico local que favoreça a autonomia financeira das famílias e reduza a dependência de auxílios externos.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, enfatizou a importância estratégica da parceria com a FNP, pontuando que o foco da atuação regional está na modernização da lei de ocupação do solo e na simplificação do licenciamento. Desburocratizar o código de obras é essencial para acelerar a viabilidade econômica dos imóveis. Além disso, a inclusão socioprodutiva é prioridade para o Sebrae-SP, pois, ao fortalecer habilidades de gestão e o acesso ao mercado, capacitamos os pequenos empreendedores para um crescimento sustentável, ressaltou.

Presente no evento, Felipe Bernardo, prefeito de Peruíbe e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), reforçou a necessidade da união regional para o sucesso do projeto. “Acredito muito na troca de experiências e na qualificação das equipes. É assim que a gente fortalece a Baixada Santista, com trabalho, diálogo e inovação”, concluiu o prefeito, destacando o papel do Condesb na articulação dessas políticas.

De acordo com Rose Mendes, líder da iniciativa pela FNP, o sucesso do projeto depende da união técnica e política. A integração das prefeituras é fundamental para que as cidades implementem gestões eficientes e sustentáveis, garantindo que as soluções propostas estejam sempre alinhadas às realidades e necessidades de cada região, afirmou.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Sebrae e Frente Nacional de Prefeitos promovem primeira edição do Projeto Conexão Urbana em Santos