O evento Dia do Crédito: Elas no comando do dinheiro reuniu, na manhã de 26 de março, empreendedoras interessadas em ampliar seus conhecimentos sobre linhas de crédito. A programação contou com a participação de expositoras e instituições financeiras, promovendo um ambiente de troca de experiências, networking e orientação estratégica para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. Realizada no escritório regional do Sebrae-SP em Bauru, a iniciativa integrou a programação especial do programa Sebrae Delas, dentro da ação Todos por Elas.
O encontro teve início com a palestra Finanças Comportamentais, ministrada pela educadora financeira Ariadne Sodré. Durante a exposição, ela apresentou um método prático voltado à organização financeira e à tomada de decisões mais conscientes, além de compartilhar experiências e aprendizados sobre gestão e empreendedorismo.
Na sequência, as instituições financeiras parceiras apresentaram suas linhas de crédito e de financiamento para as empreendedoras presentes e ofereceram orientação e atendimento individualizado. Entre os parceiros, participaram da ação Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banco do Povo, Desenvolve São Paulo, Banco Santander, Sicoob Mantiqueira, Sicoob Cocred, Sicoob Nosso, Sicredi, Cresol e FIPE.
Além das apresentações, o encontro contou com uma exposição coletiva de empreendedoras com sete expositoras locais que apresentaram e comercializaram seus produtos e serviços, ampliando a visibilidade de seus negócios e fortalecendo a rede de apoio entre mulheres, promovendo networking e oportunidades de negócios.
Josefa de Moraes trabalhou por anos em uma fábrica de calçados e, recentemente, decidiu empreender após ganhar uma máquina de costura do esposo. Autodidata, aprendeu a costurar sozinha e formalizou o negócio há apenas uma semana. Ela participou da ação em busca de conhecimentos sobre gestão financeira e linhas de crédito, já que pretende abrir uma loja física e investir em estoque.
1/5
2/5
3/5
4/5
5/5
Minha expectativa era sair daqui com uma orientação para dar seguimento ao plano de expansão do meu negócio de costura. Consegui mais que isso. As orientações abriram minha mente e agora já sei qual financiamento cabe no meu bolso e que rumo dar ao meu negócio, afirma. O encontro foi o primeiro evento de empreendedorismo do qual participou e a experiência foi marcante. Estar aqui com outras mulheres donas de negócios e conversar com as gerentes de bancos me estimulou ainda mais. Me senti uma empresária, conta, animada.
Planejar o crédito é essencial para transformar recursos financeiros em crescimento sustentável. Quando bem estruturado, ele evita o endividamento descontrolado e fortalece a saúde financeira do negócio. Buscar crédito de forma consciente é investir no futuro da empresa com segurança, estratégia e propósito, destaca a gestora regional de serviços financeiros do Sebrae-SP, Danielle de Matos Souza.
A ação Dia de Crédito: elas no comando do dinheiro foi muito mais do que um evento. Foi um espaço de transformação, aprendizado e fortalecimento do protagonismo feminino nos negócios. Ver tantas mulheres empreendedoras buscando conhecimento, se conectando com instituições financeiras e, principalmente, se apropriando das ferramentas necessárias para tomar decisões mais conscientes sobre o seu dinheiro, reforça o nosso propósito no Sebrae Delas, declara a gestora regional do Sebrae Delas, Rafaela Brugnatti.
Segundo a gestora, o encontro possibilitou apresentar diversas oportunidades a mulheres interessadas em transformar suas realidades. Acreditamos que o acesso à informação e ao crédito de forma orientada é um passo fundamental para o crescimento sustentável dos negócios liderados por mulheres. E eventos como este mostram que, quando uma mulher assume o controle da sua vida financeira, ela transforma não só o seu negócio, mas toda a sua realidade ao redor. Seguimos juntas, apoiando, incentivando e impulsionando cada vez mais mulheres a estarem no comando do seu dinheiro e do seu futuro, finaliza.