A Região do Oeste Paulista foi destaque na etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) 2026, com três cidades reconhecidas em diferentes categorias: Presidente Venceslau conquistou o 1º lugar em Compras Governamentais, Álvares Machado garantiu o 2º lugar em Sala do Empreendedor e Junqueirópolis alcançou o 3º lugar na categoria Empreendedorismo na Escola. A premiação foi realizada no último dia 17 de março, em evento no Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.
O PSPE, que está na 13ª edição, é um instrumento de reconhecimento, valorização e difusão de iniciativas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com vistas à melhoria do ambiente de negócios, ao fomento do empreendedorismo e ao desenvolvimento territorial.
Presidente Venceslau conquistou o 1º lugar na categoria Compras Governamentais da etapa paulista do Prêmio, com a iniciativa Desenvolve Venceslau, um programa estratégico que transforma compras públicas em motor de desenvolvimento econômico local. A iniciativa combina capacitação técnica, transparência digital e pontualidade nos pagamentos para romper barreiras históricas de participação empresarial. Como resultado, a participação de empresas locais saltou de R$ 9,4 milhões em 2024 para R$ 13,6 milhões em 2025, um aumento de 26,91% nas participações.
Hoje esse prêmio vem concretizar o resultado do nosso programa Desenvolve Venceslau onde a prefeitura, através do trabalho junto com o Sebrae, nossos servidores e todos os empreendedores da nossa cidade se empenharam em aprender mais sobre as compras governamentais para podermos fomentar nosso comércio, promover desenvolvimento econômico e tornarmos Presidente Venceslau uma cidade melhor, destacou a prefeita de Presidente Venceslau, Bárbara Vilches.
A categoria Compras Governamentais compreende as iniciativas que buscam estimular a participação dos pequenos negócios nas aquisições de bens e serviços feitas por órgãos e entidades governamentais, proporcionando economicidade, fixação de renda no município, geração de emprego e, consequentemente, desenvolvimento para a economia local.
O troféu foi entregue pelo Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.
Álvares Machado conquistou o 2º lugar estadual na categoria Sala do Empreendedor, com o projeto Machado Empreende Mais. A categoria acolhe e premia iniciativas que visam a criação de espaços físicos e virtuais para atendimento aos pequenos negócios, concentrando em um único lugar os principais serviços à cidadã e ao cidadão empreendedor. “Esse prêmio conquistado no Sebrae, o segundo lugar com a Sala do Empreendedor, é um grande mérito e uma grande honra para a cidade de Álvares Machado. Pela primeira vez competindo nesse quesito, já conquistamos o segundo lugar. Isso significa que Álvares Machado está no trabalho correto, trabalho certo para fazer Álvares Machado cada vez melhor para a população e para os empresários. Com certeza, junto com o Sebrae, é isso que vamos conquistar, mais melhorias para nossa cidade”, destaca o prefeito Chiquinho Boigues.
Junqueirópolis, alcançou o 3º lugar estadual na categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Empreender para Transformar. Na categoria, são reconhecidas as iniciativas que adotam estratégias educacionais para trabalhar a mentalidade empreendedora dentro das escolas com o objetivo de desenvolver as competências empreendedoras em crianças e adolescentes.
Além das cidades vencedoras, a região teve participação expressiva na premiação, com ao todo doze municípios inscritos em diferentes categorias: Adamantina, Martinópolis, Osvaldo Cruz, Pirapozinho, Presidente Epitácio, Presidente Prudente, Santa Mercedes, Santo Anastácio e Santo Expedito.
O Estado de São Paulo é um estado de empreendedores. O Estado de gente que quer vencer, que arregaça a manga. É bom celebrar o pequeno empreendedor, que são os que geram mais empregos. Quando olho para essa plateia aqui, vejo pessoas que resolveram acolher um chamado, inovar, participar de um prêmio como o do Sebrae. São projetos que vão ajudar o empreendedor na ponta. Esse Prêmio é uma grande oportunidade de enaltecermos quem está fazendo mais pela gestão pública. Parabéns pela iniciativa, parabéns pelo Prêmio, disse o Governador.