Doze municípios da região de Presidente Prudente concorrem ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), iniciativa que reconhece as boas práticas municipais que contribuem para um ambiente favorável aos pequenos negócios. Ao todo, 13 projetos da região disputam a etapa estadual da premiação, que terá os vencedores anunciados no dia 17 de março, na capital paulista.
Na categoria Sala do Empreendedor concorrem Álvares Machado, Martinópolis e Presidente Prudente. Em Turismo & Identidade Territorial, participam Martinópolis e Santa Mercedes. Já na categoria Inclusão Socioprodutiva, concorrem Pirapozinho, Santo Expedito e Santo Anastácio. Adamantina concorre em Sustentabilidade e Meio Ambiente, enquanto Osvaldo Cruz disputa na categoria Gestão Inovadora. Junqueirópolis e Presidente Epitácio participam da categoria Empreendedorismo na Escola e Presidente Venceslau concorre em Compras Governamentais.
Para o gerente regional do Sebrae-SP, José Carlos Cavalcante, o prêmio cumpre um papel importante ao estimular a gestão pública a aplicar boas práticas voltadas ao fortalecimento dos pequenos negócios. O fato de termos 12 municípios da nossa região concorrendo ao prêmio demonstra a qualidade das iniciativas que vêm sendo desenvolvidas na região. Mais do que disputar uma premiação, essas cidades apresentam ações que ganham visibilidade estadual, podem avançar para a etapa nacional e se tornar referência para outros municípios.
Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
Ao longo de 20 anos de história, o PSPE já somou mais de 14 mil projetos inscritos em todo país. Com a premiação, o Sebrae busca estimular a inovação no setor público e a melhoria no ambiente de negócios; reconhecer e valorizar experiências dos governos municipais; compartilhar boas práticas para promover a aprendizagem e inspirar novos projetos.
Os projetos inscritos passam por etapas de habilitação, pré-seleção, visita técnica e julgamento estadual, sendo avaliados a partir de critérios como impacto no público-alvo, inovação, perenidade e capacidade de atuação em rede. Os vencedores da etapa estadual avançarão para a etapa nacional, prevista para ocorrer até junho de 2026.