Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo no Vale do Ribeira, o Sebrae-SP atendeu mais de 10 mil estudantes de escolas públicas e privadas da região ao longo de 2025. Considerado um dos pilares de atuação da entidade, a educação empreendedora estimula o desenvolvimento de competências essenciais para a vida pessoal e profissional. As inscrições para participar gratuitamente dos programas voltados aos estudantes já estão abertas para a edição de 2026.
Com metodologias práticas e conteúdos alinhados à realidade, o Sebrae-SP incentiva a autonomia, a criatividade, o protagonismo e a capacidade de resolver problemas, preparando os estudantes para os desafios do mundo do trabalho e da sociedade, explica a analista de negócios do Sebrae-SP, Luiza Tomczik.
Entre as ações desenvolvidas pelo Sebrae-SP estão o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e o Objetos de Aprendizagem, que atenderam 10.168 alunos no ano passado. A iniciativa é voltada para crianças dos ciclos I e II do Ensino Fundamental, contemplando do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.
Os programas preveem a capacitação gratuita de professores por meio da plataforma on-line do Sebrae-SP, além da distribuição de apostilas para aplicação em sala de aula. No caso das escolas públicas, tanto estaduais quanto municipais, os materiais de apoio são fornecidos de forma impressa. Já para as instituições privadas, o acesso é disponibilizado de maneira virtual – ambos sem custos para as instituições participantes.
1/4 Educação empreendedora 2025 - Sete Barras (2)
2/4 educação empreendedora 2025 - Itariri
3/4 Educação empreendedora 2025 - Sete Barras (1)
4/4 Educação empreendedora 2025 - Pariquera-Açu
Para os alunos, a educação empreendedora amplia horizontes, fortalece a autoestima e mostra que é possível transformar ideias em oportunidades, seja para empreender um negócio, inovar dentro de organizações ou atuar de forma mais consciente e responsável em suas comunidades, observa Luiza.
A analista explica que em 2021 o programa foi adaptado para a região com base no plano estratégico de economia criativa Dá Gosto Ser do Ribeira. Personalizamos algumas atividades para que tivessem foco nas potencialidades regionais. Percebemos que mudou o olhar, tanto dos professores quanto dos alunos, que passaram a valorizar a história, a cultura e os produtos do Vale do Ribeira como oportunidades para empreender, explica Luiza.
A Educação Empreendedora contribui para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região ao envolver professores, estudantes, famílias e a comunidade. Em 2025, o Sebrae-SP atendeu escolas dos municípios de Cajati, Iguape, Iporanga, Itariri, Juquiá, Miracatu, Pariquera-Açu e Sete Barras.
Para participar dos programas, municípios e escolas interessadas devem procurar o escritório regional do Sebrae-SP no Vale do Ribeira, localizado em Registro (Rua José Antonio de Campos, 297 Centro). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 3828-5060.