O Sebrae-SP finalizou a Consultoria de Diagnóstico da Estrutura de Gestão do Turismo em Bertioga e Peruíbe, os únicos municípios contemplados na Baixada Santista com este estudo. Iniciada no segundo semestre de 2025, a iniciativa entra agora na fase de planejamento e execução de ações estratégicas de aprimoramento para 2026.

De acordo com a consultora de negócios do Sebrae-SP, Michele Divino, o diagnóstico é o primeiro passo para uma transformação estrutural na região. “A consultoria revela oportunidades estratégicas para os dois municípios se posicionarem para criar uma atividade turística sustentável, atraindo investimentos e gerando empregos”, afirmou a consultora.

O trabalho somou 100 horas de coleta e análise de dados para mapear a administração turística local. O estudo identificou pontos de ajuste necessários para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento do setor e oferecer suporte às micro e pequenas empresas da cadeia turística.

A análise incluiu a avaliação da estrutura organizacional pública, o exame do arcabouço legal (municipal e regional) e a verificação da governança instalada. Também foram auditados o Sistema de Gestão de Informações Turísticas, os requisitos para o Mapa do Turismo Brasileiro e o estágio das cidades como Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

A metodologia aplicada foi híbrida, unindo pesquisas de campo, análise de dados de gabinete e encontros presenciais com gestores públicos. O objetivo final foi identificar ajustes necessários para criar um ecossistema favorável às micro e pequenas empresas que compõem a cadeia do turismo.

Ao longo de 2026, Bertioga e Peruíbe receberão consultorias complementares do Sebrae-SP para implementar as recomendações do relatório, visando fortalecer a atratividade turística e a economia da Baixada Santista.

-

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Sebrae-SP conclui diagnóstico turístico de Bertioga e Peruíbe e projeta ações para 2026