Dia 19 de janeiro é comemorado o Dia Nacional dos Profissionais de Beleza, um setor que está entre os que mais registram abertura de novas empresas. O Estado de São Paulo contabilizou 67.944 novos negócios, entre Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs), em 2025, de acordo com dados do Data Sebrae.

Na região de Jundiaí* foram registrados pouco mais de 2 mil empreendimentos abertos no mesmo período, com destaque para as cidades de Jundiaí, Francisco Morato e Bragança Paulista, que registraram 689, 324 e 230 novos negócios, respectivamente.

O Estado representa quase 30% do total de novas empresas abertas no País. No ano passado, foram 235.681 novos negócios, entre cabeleireiros, barbeiros, manicures, pedicures e profissionais da área de estética.

A área de beleza, tradicionalmente, atrai muitos interessados em empreender. É um setor que movimenta milhões, mas por outro lado existe muita concorrência. Por isso, é importante se manter atualizado em relação ao lado técnico e não descuidar da gestão do negócio, afirma Maisa Blumenfeld, gestora estadual de beleza do Sebrae-SP.

Uma pesquisa do Sebrae-SP mostrou ainda que o que impulsiona os empreendedores do setor de beleza e estética a montarem o próprio negócio é a paixão pelo que fazem, a vocação e o desejo de autonomia.

De acordo com o estudo, 26% começaram a empreender pelo desejo de transformar uma ideia ou paixão em algo tangível, enquanto outros 22% apontaram a oportunidade de negócio e 20% atribuíram a iniciativa à busca por autonomia. Apenas 18% alegaram que a motivação principal foi a necessidade de obter renda.

Em média, o profissional do segmento investiu R$ 4.905,68 para montar o negócio. Antes de empreender, 54% tinham emprego com registro em carteira de trabalho. Além da prestação de serviços, uma parcela grande desses estabelecimentos vende produtos (76%) e, entre estes, 78% calculam que 26% do faturamento vem desse comércio. Confira o estudo completo aqui.

*A região de Jundiaí é composta pelas cidades de Bragança Paulista, Cabreúva, Caieiras, Cajamar, Campo Limpo Paulista, Francisco Morato, Franco da Rocha, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti, Vargem e Várzea Paulista

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Região de Jundiaí registra abertura de mais de 2 mil MPEs no setor de beleza em 2025