O Sebrae-SP promoveu nesta quinta-feira (15 de janeiro), em sua sede na capital paulista, a oficina Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva no Estado de São Paulo. O objetivo do evento foi capacitar os gestores das iniciativas do Sebrae-SP ligadas ao tema para ampliarem o conhecimento sobre o assunto e implementação de ações conjuntas com gestores públicos, cooperativas e associações de catadores.

O Diretor-Superintendente do Sebrae-SP, Nelson Hervey Costa, a importância de desenvolver um trabalho nesse sentido. A reciclagem representa uma agenda muito importante tanto para a sociedade quanto para a humanidade como um todo e muitas vezes essa atividade fica sem visibilidade. Nosso objetivo é trabalhar duas áreas especificamente: a política pública municipal e dos consórcios e apoiar as cooperativas e associações, já que são muitos pequenos negócios que podem ser gerados e o Sebrae pode fazer a diferença na vida dessas pessoas.

A oficina foi conduzida pela equipe do Instituto de Projetos e Pesquisas Socioambientais (Ipesa), organização que trabalha para conciliar desenvolvimento econômico com sustentabilidade, focando em temas como água, florestas, resíduos sólidos e redes ecológicas, por meio de projetos, educação ambiental e arte. A coordenadora técnica do Ipesa, Kellen Ribas, abriu a oficina reforçando conceitos básicos como economia linear e circular, reciclagem e reutilização e avançou falando como as cooperativas se encaixam em praticamente todo o processo do modelo de negócio que envolve essas práticas.

A oficina também abordou aspectos legais, desafios, potencialidades e soluções práticas.

Convidado do evento, o secretário de governo de Guaratinguetá, André Marques, contou sua experiência dentro da prefeitura do município com uma cooperativa de catadores na cidade iniciada em 2000.

Segundo ele, é fundamental que qualquer iniciativa nesse sentido ocorra com a participação do poder público, parceiros e calcada em uma boa gestão das cooperativas. Dessa forma, o trabalho traz resultados e tem continuidade.

Ele enfatizou a relevância de se estabelecer um relacionamento com os catadores, uma vez que são pessoas com realidades de dificuldades, muitos sem nenhum estudo e até sem documentos.

A atuação do Sebrae-SP nessa área é uma parceria com o Sebrae Nacional no programa Na Rota da Reciclagem, que atende tanto cooperativas e associações quanto prefeituras para o auxílio a melhores políticas públicas de reciclagem e inclusão no ESG. A ideia é promover eficiência operacional, remuneração justa e integração à cadeia da reciclagem para trabalhadores do ramo. Também apoia municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos promovendo desenvolvimento sustentável e inclusão produtiva dos catadores.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Sebrae-SP promove capacitação sobre reciclagem e resíduos sólidos