O número de microempreendedores individuais (MEIs) segue em alta na região de Campinas. Em 2025, os 22 municípios* somaram 300.894 optantes do Simples Nacional, crescimento de 3,1% em relação a 2024, quando o total era de 291.987. O avanço representa 8.907 novos registros no período.

Os dados mostram que praticamente todas as cidades da região apresentaram crescimento, o que indica a manutenção do empreendedorismo como alternativa de geração de renda e formalização de pequenos negócios. Entre os destaques estão Indaiatuba, Artur Nogueira, Conchal, Engenheiro Coelho e Sumaré, que lideraram o aumento percentual no número de optantes.

Para o gerente regional do Sebrae-SP em Campinas, Nilcio Freitas, o resultado reflete tanto o ambiente favorável ao empreendedorismo quanto a busca pela formalização. Esse crescimento é muito significativo porque mostra que o empreendedor continua apostando no próprio negócio. O fato de praticamente todas as cidades da região registrarem aumento reforça a importância do MEI como porta de entrada para quem quer empreender de forma regularizada, afirma.

Bruna Pinheiro da Silva, de Campinas é proprietária de um minimercado de condomínio. Ela conta que atuava como assistente de Recursos Humanos antes de se formalizar como microempreendedora individual. Decidi abrir meu MEI em 2025 como uma forma de buscar crescimento pessoal e, principalmente, mais liberdade de horário. Hoje, tenho um minimercado instalado em condomínio e a expectativa para 2026 é consolidar o faturamento, manter o negócio em ascensão e aprimorar cada vez mais a gestão, para administrá-lo da melhor maneira possível.

O gerente finaliza com uma orientação importante. O Sebrae-SP, tanto pelo Escritório Regional de Campinas quanto pelas 27 unidades do Sebrae Aqui da região, está à disposição para esclarecer dúvidas sobre a formalização do negócio, os direitos e deveres do MEI, além de auxiliar na emissão do boleto do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Também oferecemos cursos, consultorias e conteúdos para apoiar o crescimento das empresas e o aumento do faturamento.

Confira abaixo o comparativo entre 2024 e 2025 de número de optantes do Simples Nacional por cidade:

*Águas de Lindóia, Amparo, Artur Nogueira, Campinas, Conchal, Cosmópolis, Engenheiro Coelho, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Monte Mor, Paulínia, Pedreira, Santo Antônio de Posse, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo.

-

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Número de MEIs nas cidades da região de Campinas segue em alta em 2025