A 2ª edição do Conexão APM foi realizada na última semana, em Itapeva, e reuniu lideranças do Sudoeste Paulista, entre elas mais de 30 prefeitos, secretários municipais e gestores públicos, lotando as dependências do Ibiza Hotel. O evento é uma iniciativa da Associação Paulista de Municípios (APM) e percorre o Estado promovendo capacitação, diálogo municipalista e troca de experiências entre os gestores.
O Sebrae-SP marcou presença no encontro, reforçando sua atuação junto aos municípios paulistas. A programação de painéis foi aberta pelo diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, que apresentou as oportunidades oferecidas pela instituição aos municípios nas áreas de empreendedorismo, inovação, tecnologia e desenvolvimento econômico local.
Itapeva se torna a capital do municipalismo do Estado de São Paulo nesta manhã. A APM acerta quando vai, se aproxima das cidades, fazendo essa rodada extraordinária, articulada, trazendo temas importantes que impactam cada uma das cidades ao longo do próximo ano. A minha tese de vida é que ninguém faz nada sozinho e as cidades, quando se articulam em conjunto, conseguem muito mais. É a regionalização, o processo municipalista moderno, e é isso que nós estamos fazendo aqui hoje, enfatiza Vinholi.
Entre as autoridades presentes estiveram prefeitos da região, como João Fadel (Itararé), Sérgio Barbosa (Apiaí), Marcos Santos (Riversul), Frederico Dias (Itaóca), além da prefeita de Itapeva, Adriana Duch, anfitriã do evento. Na abertura, Adriana destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento regional. É uma grande oportunidade para o Sudoeste Paulista trocar experiências, aprender e dialogar, com o objetivo de construir gestões públicas cada vez melhores em nossos municípios, afirma.
1/9
2/9
3/9
4/9
5/9
6/9
7/9
8/9
9/9
O gerente regional do Sebrae-SP Wilson Borges também acompanhou o evento e ressaltou a relevância da aproximação entre o Sebrae-SP, a APM e as administrações municipais.
O Conexão APM cria um ambiente fundamental de diálogo entre prefeitos, gestores e instituições parceiras. Para o Sebrae-SP, estar próximo dos municípios é essencial para apoiar políticas públicas que estimulem o empreendedorismo, a geração de renda e o desenvolvimento econômico sustentável em toda a região do Sudoeste Paulista, destaca.
A programação seguiu com painéis técnicos de grande interesse dos gestores. Carlos Kerbes, professor e consultor tributário e financeiro, apresentou um estudo sobre securitização da dívida pública, seguido pelo prefeito de Paranapanema e conselheiro da APM, Rodolfo Hessel Fanganiello, que abordou alternativas para o equilíbrio fiscal das prefeituras.
O presidente da APM, Fred Guidoni, apresentou as principais pautas municipalistas, convidando os prefeitos a aderirem às ações coletivas da entidade em defesa de recursos, convênios e propostas como a PEC 25, que prevê o aumento de 1,5% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A presença do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, reforçou a importância do diálogo entre Estado, municípios e entidades representativas. Kassab elogiou a iniciativa da APM e destacou a relevância das parcerias para enfrentar desafios comuns, como saúde, saneamento e infraestrutura.
No período da tarde, o foco esteve nas pautas tributárias, com destaque para a PEC 66 (Sustentabilidade Fiscal) e para a Reforma Tributária. As palestras foram conduzidas por Priscila Kaiser e Leonardo Rolim, do Instituto Paulo Ziulkoski (IPZ), além de Gustavo Reis, 1º vice-presidente da APM, que detalhou os impactos do IBS, imposto que substituirá o ICMS e o ISS de forma gradual entre 2026 e 2033.
O encerramento técnico contou ainda com a participação de Henrique Mattiello, gerente de Negócio do Serpro, que apresentou soluções digitais para a modernização da gestão pública municipal.