O Sebrae-SP promoveu o primeiro Seminário de Agricultura Sustentável em Pradópolis, no dia 10 de dezembro, na Casa do Idoso. O objetivo do seminário foi apresentar a iniciativa em execução no assentamento Horto Guarani, que conta com a participação de 60 produtores, fortalecendo a articulação local em torno da agricultura sustentável e incentivando a cooperação entre os produtores. O projeto foi realizado em parceria com Faesp, Senar, Usina São Martinho e a Prefeitura Municipal de Pradópolis.

O projeto está inserido no contexto da CPL Agricultura Sustentável de Pradópolis, que se refere a uma potencial Cadeia Produtiva Local (CPL) voltada à agricultura sustentável no município, no âmbito do programa estadual SP Produz, do Governo do Estado de São Paulo. A Cadeia Produtiva Local reúne produtores, empresas, entidades e o poder público de uma região em torno de um setor específico, com o objetivo de fortalecer a economia local, promover a inovação e incentivar o crescimento sustentável, contribuindo para o desenvolvimento regional.

O evento contou com a presença de parceiros e representantes institucionais, como Luciano Viana, coordenador de Responsabilidade Social, representando a Usina São Martinho, e Jair Kaczinski, representando o presidente do Sistema Faesp/Senar e conselheiro do Sebrae-SP, Tirso Meirelles.

O seminário foi realizado em duas etapas. Na primeira, o instrutor do Senar Diego Mendes ministrou a palestra sobre as 14 práticas de sustentabilidade, com orientações voltadas à aplicação no dia a dia das propriedades.

Na segunda etapa, a consultora credenciada pelo Sebrae-SP Alessandra Bonadio conduziu a palestra O poder da cooperação, destacando a importância do trabalho conjunto entre os produtores para fortalecer a organização, ampliar resultados e impulsionar o desenvolvimento sustentável no território.

Durante o evento, os agricultores do assentamento horto guarani também apresentaram ao público uma mostra da produção local, com produtos cultivados e elaborados na comunidade.

Além do conteúdo técnico, o seminário contou com momentos culturais. A programação incluiu apresentação teatral com os Talentos do Horto, ao som da música Cio da Terra, de Milton Nascimento, além de leitura de poesia por Andréia Reis e um resgate histórico com Sílvia Stela, que compartilhou com o público sua trajetória no projeto horto guarani.

Para a consultora de negócios do Sebrae-SP Flaviane Castilho de Araujo, o evento foi fundamental para aproximar o campo da cidade. Conseguimos reunir, em um mesmo espaço, os produtores do assentamento horto guarani, de Pradópolis, empresários do setor de alimentação do município e as artesãs do projeto CPL Guariba, fortalecendo conexões, trocas de experiências e oportunidades de negócios entre diferentes segmentos da economia local.

Para o gerente regional do Sebrae-SP em Ribeirão Preto, Paulo Arruda, iniciativas como o seminário contribuem para organizar e impulsionar o desenvolvimento do setor no território. Este projeto reúne capacitação, celebração de resultados e planejamento de crescimento, com uma parceria de três anos. No primeiro ano, vamos preparar os 60 produtores da agricultura familiar para aprimorar práticas sustentáveis e avançar rumo à certificação orgânica. A partir do segundo ano, a iniciativa busca ampliar oportunidades de comercialização, especialmente por meio de vendas ao poder público, com participação em processos de fornecimento para a merenda escolar. No terceiro ano, com os produtores mais estruturados técnica e comercialmente, a proposta é ampliar o acesso ao mercado, incluindo rodadas e encontros de negócios com prefeituras e compradores da região.

:: Confira as fotos do evento ::

De acordo com o prefeito de Pradópolis, Saulo Atique, o seminário reforça a importância da união entre poder público, instituições e parceiros locais para fortalecer a agricultura sustentável no município. O engajamento dos produtores no projeto do assentamento Horto Guarani e a cooperação entre os participantes são fundamentais para melhorar a produção, incentivar a comercialização e ampliar resultados para o município, destaca.

O prefeito de Guariba, Francisco Dias, também ressaltou os avanços gerados a partir da atuação conjunta entre as instituições e parceiros envolvidos. Essa parceria tem mostrado resultados importantes para Guariba e Pradópolis, com reflexos no fortalecimento do comércio local e na movimentação da cidade. Seguiremos juntos nos próximos anos, ampliando as ações e construindo novas iniciativas para impulsionar o desenvolvimento do município, afirma.

O projeto segue em andamento no assentamento Horto Guarani, com foco no aprimoramento das práticas sustentáveis, no fortalecimento da cooperação entre os produtores e na ampliação de oportunidades de comercialização. A iniciativa também contribui para consolidar a articulação local e avançar na CPL Agricultura Sustentável de Pradópolis.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Sebrae-SP promove o primeiro Seminário de Agricultura Sustentável em Pradópolis