Na última semana, a Estância da Tata, em Buri, sediou o curso Artesanato em Couro Utilitários e Decorativos, iniciativa realizada pelo Sebrae-SP em parceria com o Senar e Sindicato Rural de Buri. A capacitação reuniu 15 participantes que aprenderam técnicas essenciais para transformar couro em peças funcionais, decorativas e destacou oportunidade de renda, criatividade e valorização da identidade local.

Ao longo da formação, os alunos tiveram contato com todas as etapas do trabalho artesanal: desde conhecer, obter e armazenar adequadamente o couro até o domínio de técnicas como montagem, vazado, trançado e baixo relevo. O conteúdo também abordou aspectos ligados à comercialização, incentivando os participantes a darem seus primeiros passos no mercado.

A coordenadora do Sindicato Rural, Aline Fonseca, que também participou como aluna e trouxe a demanda para o município, destacou a importância do aprendizado técnico e da vivência prática proporcionada pelo curso.

O curso foi um momento de aprendizado e criatividade. Conhecemos técnicas de preparo e confecção de peças úteis e decorativas com identidade e capricho. O instrutor foi extremamente atencioso e profissional. Foi gratificante acompanhar o desenvolvimento de cada participante e ver o cuidado colocado em cada trabalho, afirma Aline.