O encerramento do Projeto Básico da Cadeia Produtiva Local (CPL) de Cajuru foi marcado por uma noite de comemoração e apresentação dos resultados do primeiro ano do projeto. Realizado no dia 9 de dezembro, na Estância Fogo Caipira, em Cajuru, o encontro reuniu empresários, lideranças e parceiros para celebrar o fim do ciclo, incluindo a entrega de certificados aos participantes. No balanço apresentado, as empresas participantes registraram crescimento de 20% no faturamento, resultado atribuído à implementação de práticas de gestão e ao desenvolvimento de ações conjuntas ao longo do período.

A CPL de Cajuru reúne 60 pequenas empresas, sendo 15 de cada setor (agro, alimentação, saúde e automotivo), além de grandes empresas e indústrias do município, reunidas em uma governança local articulada pelo Sebrae-SP, em parceria com a Associação Comercial de Cajuru e a Prefeitura Municipal.

Por meio do Programa SP Produz, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, o grupo cumpriu as etapas de planejamento estratégico, classificação e fomento, obtendo o reconhecimento como CPL madura.

A conquista assegurou R$ 750 mil para a execução de um projeto entre 2026 e 2027. O recurso será destinado a ações como aquisição de maquinário, capacitação das pequenas empresas e formação de mão de obra, além de iniciativas de sustentabilidade, como a coleta e destinação correta de resíduos de oficinas mecânicas, contribuindo para a geração de empregos e para a melhoria dos indicadores econômicos e sociais do município.

:: Confira as fotos do evento ::

Para a consultora de negócios do Sebrae-SP Flaviane Castilho Araujo, o encerramento do Projeto Básico consolida uma etapa importante de estruturação e fortalece as bases para a continuidade das ações. O primeiro ano foi fundamental para organizar a governança, promover a integração entre os setores e apoiar as empresas na implementação de melhorias em gestão. Os resultados apresentados mostram a evolução do grupo e reforçam o potencial do projeto para ampliar competitividade e gerar desenvolvimento para o município, afirma.

Para a diretora de Turismo de Cajuru, Márcia Angélica da Silva Carvalho, que representou o prefeito no evento, o primeiro ciclo reforça o engajamento das empresas e o impacto do projeto no município. Encerramos uma etapa importante, com oportunidades que foram bem recebidas e bem aproveitadas pelos participantes. A expectativa é que as empresas sigam firmes nesse processo de melhoria e aprendizado e que mais pessoas e mais negócios se somem ao projeto, afirma.

Já a fisioterapeuta Cláudia Fernandes, proprietária da Clínica Médica Corpo Evidência, avalia que o primeiro ano do projeto foi decisivo para trazer mais organização e uma visão mais estratégica do negócio. Conseguimos ter uma visão mais ampla da empresa e estruturar melhor as funções. Hoje, marketing, RH e financeiro estão mais alinhados, com responsabilidades bem definidas. Esse ciclo foi a base e, para 2026, já estamos planejando abrir uma filial em uma cidade vizinha, afirma.

No comércio, a proprietária Valéria Botolini, da Perfumaria VIP, que atua há 28 anos em Cajuru, destaca que a participação na CPL ajudou a transformar a rotina de gestão. Eu tinha dificuldade com planilhas, metas e gerenciamento. Com o projeto, passei a colocar tudo em planilhas e gráficos, o que me deu mais clareza para acompanhar resultados e direcionar melhor a equipe. Quero continuar no próximo ano e concluir as demais etapas, diz.

Para Anália Guedes, proprietária do Estúdio Anália Guedes, voltado a personal training e treino funcional, a participação no projeto trouxe ganhos de aprendizado, organização e networking. Os treinamentos, cursos e palestras contribuíram para fortalecer a gestão financeira e administrativa e me ajudaram a estruturar o planejamento para 2026. Também surgiram novas parcerias, como com o Amazônia Açaí, e a expectativa é ampliar essas conexões no próximo ciclo, comenta.

Com a conclusão do Projeto Básico, a CPL segue para a próxima etapa, com foco na execução do plano de ações e no fortalecimento das empresas participantes, ampliando oportunidades de desenvolvimento econômico e social para o município.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - CPL de Cajuru conclui Projeto Básico e celebra resultados do primeiro ano