A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou, por 32 votos a 2, a decretação da perda de mandato da deputada Carla Zambelli (PL-SP), conforme parecer do deputado Claudio Cajado (PP-BA). O caso segue agora para o Plenário.
Cajado foi o autor do parecer vencedor, tendo em vista a rejeição do parecer do relator original, deputado Diego Garcia (Republicanos-PR), favorável à manutenção do mandato. Ele obteve 27 favoráveis e 32 contrários.
A decretação da perda de mandato de Zambelli foi solicitada à CCJ pela Mesa Diretora da Câmara, considerando que a deputada foi condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato parlamentar pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.
Zambelli foi acusada de ordenar a violação do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para inserção de documentos falsos, entre eles uma ordem de prisão de Alexandre de Moraes, assinada por ele próprio. A violação foi feita pelo hacker Walter Delgatti Neto, que confessou o crime.
Mais informações a seguir