O Sebrae-SP, por meio do Escritório Regional de Campinas, apoia a Multi Vegetal, empresa local com mais de 30 anos de atuação no setor de cosméticos, no processo de preparação para exportar seus produtos. A iniciativa integra o ciclo atual do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), voltado a micro e pequenas empresas que planejam acessar o mercado internacional.

De acordo com Silvio Rosa, consultor de negócios do Sebrae-SP, apoiar o desenvolvimento de empresas locais e ampliar a competitividade dos pequenos negócios é um compromisso da instituição. Transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento sustentável faz parte do que acreditamos e atuamos diariamente em cada escritório do país. Ver uma empresa nacional crescendo com ajuda do Sebrae-SP é extremamente gratificante.

O consultor destaca que a Multi Vegetal é cliente do Sebrae-SP há muitos anos e já participou de iniciativas como o Sebraetec e o ALI Produtividade. Atualmente, a empresa integra o ciclo atual do PEIEX, que coloca ao alcance das pequenas empresas a possibilidade de preparar seus produtos e serviços para o mercado internacional, com foco em capacitação, planejamento e adequação a novos mercados.

Flávia de Faria Caetano, farmacêutica responsável pela pesquisa, desenvolvimento e qualidade dos produtos da Multi Vegetal, empresa especializada em fitocosméticos naturais fundada há três décadas, explica que o negócio nasceu por necessidade técnica e pelo desejo de oferecer produtos com matérias-primas seguras e sustentáveis. Quando meus pais fundaram a empresa, não existia no mercado brasileiro fornecedor de extratos vegetais com a qualidade necessária para cosméticos. Então aprendemos a desenvolver os próprios extratos, em parceria com universidades. O que nasceu por necessidade virou um dos nossos principais diferenciais porque nos deu conhecimento e qualidade que conseguimos imprimir nos produtos, afirma.

A farmacêutica destaca que a relação com o Sebrae-SP começou há muitos anos, avançou por programas como Sebraetec e ALI Produtividade, e se intensificou a partir do final de 2024, momento em que a empresa enfrentava forte queda de vendas e avaliava encerrar as atividades. O Sebrae-SP abriu portas para a reestruturação administrativa e comercial da empresa. Eu costumo dizer que estávamos pensando em fechar em 2024 e hoje, fechando 2025, voltamos a enxergar perspectivas de futuro. Isso só foi possível pela parceria com o Sebrae-SP. A vida do empreendedor no Brasil é muito solitária e hoje eu tenho certeza de que não estamos mais sozinhos, conta Flávia.

Atualmente, a Multi Vegetal integra o ciclo do PEIEX com o objetivo de estruturar processos para exportação. Flávia explica que o interesse no programa surgiu após aproximações de clientes estrangeiros e propostas comerciais de outros países. Nós começamos a receber propostas para exportar e, ao mesmo tempo, questionávamos a segurança desse processo. O PEIEX está nos dando conhecimento técnico, ferramentas e mecanismos para exportar com menos risco. Mesmo sabendo que não é o momento imediato para exportar, o programa está nos ensinando a preparar a empresa desde já, de maneira planejada, para quando a oportunidade chegar, diz.

A trajetória da Multi Vegetal também é marcada por compromissos ambientais e pela participação em iniciativas voltadas à sustentabilidade. Flávia cita a adoção de energia solar, a preocupação com consumo de água e os processos de mensuração de emissões no programa Jornada da Descarbonização. Segundo ela, essas práticas refletem a cultura construída desde a fundação e foram reconhecidas internacionalmente na COP30, em Belém, no mês passado. Participar da COP30 no ano em que completamos 30 anos foi uma consagração de tudo o que construímos. Além de validar nosso trabalho, abriu portas para o mundo conhecer a Multi Vegetal. Já recebemos contatos de pessoas que conheceram a marca no evento e isso mostra o impacto real dessa participação.

Com foco em expansão sustentável, a empresária afirma que os próximos passos incluem consolidar a Multi Vegetal como referência em fitocosméticos no Brasil e acessar novos mercados. Queremos crescer de forma sólida e levar um cosmético natural e de alto valor agregado para o mundo, mostrando que o Brasil tem capacidade de competir com a indústria internacional. Temos biodiversidade, ciência e tecnologia para isso. A Multi Vegetal quer ser referência e também ajudar a mostrar o país como produtor de cosméticos naturais de excelência, finaliza.

Conheça o PEIEX

O PEIEX é um programa que oferece orientações técnicas especializadas para que micro e pequenas empresas se preparem para exportar, com foco em diagnóstico, planejamento, adequação de produtos e análise de mercados internacionais.

Segundo Silvio, o programa tem potencial para transformar a competitividade de negócios locais. O PEIEX contribui para que as empresas entendam o cenário internacional e se organizem para competir. Para mais informações, procure os escritórios de Campinas, Jundiaí ou Piracicaba.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Empresa de cosméticos de Campinas avança rumo à exportação com apoio do Sebrae-SP