Mais de 13 mil alunos das redes municipais e estaduais de Ariranha, Barretos, Bebedouro, Cajobi, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Ipuã, Icém, Jaborandi, Monte Azul Paulista, Paraíso, Pirangi e Terra Roxa foram impactados ao longo de 2025 pelo Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), iniciativa do Sebrae-SP que levou conteúdos de educação empreendedora para dentro das salas de aula.
Durante todo o ano, milhares de estudantes participaram de atividades que estimularam a criatividade, a resolução de problemas, a sustentabilidade e noções de gestão de pequenos negócios.
No encerramento do ciclo, 38 feiras empreendedoras foram realizadas nas instituições de ensino da região, envolvendo professores, pais, alunos e comunidade.
Nas feiras, os estudantes colocaram em prática tudo o que aprenderam nas apostilas do Jepp: eles comercializaram produtos, como itens artesanais até soluções criativas e tecnológicas.
Para a coordenadora do Jepp no Escritório Regional do Sebrae-SP de Barretos, Joyce Costa Henrique, o impacto do programa vai muito além da vivência prática.
Quando trabalhamos o empreendedorismo desde a infância, ajudamos a desenvolver habilidades que os estudantes levarão para toda a vida. Eles aprendem sobre iniciativa, organização, trabalho em equipe e visão de futuro. O Jepp transforma o ambiente escolar e desperta nos alunos a confiança de que podem criar, inovar e realizar, destaca a analista de negócios.