O Sebrae-SP realizou, na quinta-feira, 4 de dezembro, o Seminário online GEM São Paulo 2024/2025: empreendedorismo e sustentabilidade dos negócios. O evento digital gratuito apresentou os resultados da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) São Paulo 2024/2025, cujo destaque é a preocupação dos donos de pequenos negócios com o meio ambiente. A apresentação foi feita em parceria com a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe), entidade credenciada no Brasil para realização da GEM.
O empreendedorismo tem se mostrado como forte alternativa para geração de renda. O mundo está mudando e o Sebrae-SP tem a preocupação de acompanhar, analisando e interpretando os dados para entregar respostas e soluções para o empresário. A equipe do Sebrae e a Anegepe têm o desafio de traduzir esses resultados para que possamos trabalhar com o empreendedor, disse o Presidente do Conselho do Sebrae-SP, Manuel Henrique Farias Ramos.
O Diretor Técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi ressaltou o fato de o estudo trazer a sustentabilidade como destaque desta edição. O relatório GEM traz este ano a temática da sustentabilidade como foco, que é muito importante para nós, em ano de COP e em ano em que estamos debruçados em ESG nos negócios. Seja da porta para dentro ou da porta para fora, temos esse importante instrumento para nos abastecer.
O evento contou com a moderação da Presidente da Anegepe, Rose Mary Almeida Lopes, e apresentação de dados da pesquisa 2024/2025 pelo consultor do Sebrae-SP Pedro João Gonçalves.
A coordenadora do Projeto GEM no Brasil Angepe, Simara Greco falou da pesquisa GEM no mundo.
A programação teve ainda palestra com a gerente de gestão social da Nexa Resources, Cristiane Holanda, sobre cadeias de valor sustentáveis com inserção de pequenos negócios.
Em outro momento, Gonçalves, Simara e Cristiane responderam perguntas do público que acompanhou a transmissão.
O fundador e diretor de operações da empresa de reparação de veículos, de Barretos, ATSI Mecânica Avançada, Paulo Malanchino, relatou como a empresa executa práticas de sustentabilidade no dia a dia.
O estudo
A GEM mostra que 9,1 milhões de paulistas de 18 a 64 anos estavam envolvidos em alguma atividade empreendedora em 2024 seja em fase inicial ou com negócios já estabelecidos. A pesquisa também aponta uma preocupação crescente com questões sociais e ambientais na tomada de decisão dos donos de pequenos negócios.
Segundo o estudo, 89,6% dos empreendedores iniciais e 84,8% dos estabelecidos consideram aspectos sociais no planejamento do futuro do negócio. Quando o foco são aspectos ambientais, esse cuidado é mencionado por 91,7% dos empreendedores iniciais e 88,5% dos estabelecidos, indicando um movimento consistente em direção à sustentabilidade.
-
-
-
-
-
-
Tags:
Dados