Entre os dias 4 e 7 de novembro, o município de Taquarivaí recebeu o curso Artesanato com cabaça: utilitários e decorativos, uma capacitação voltada para o desenvolvimento de habilidades criativas e técnicas de produção artesanal. A iniciativa foi realizada em parceria com o Sebrae-SP e Sindicato Rural de Buri.

Durante o curso, os participantes aprenderam todas as etapas do trabalho com a cabaça, desde a coleta e preparo do material, garantindo sua qualidade e durabilidade, até o corte, modelagem e pintura, que permitem transformar o fruto em peças únicas, tanto utilitárias, quanto decorativas.

A proposta do curso foi unir tradição e inovação, incentivando a produção artesanal como uma oportunidade de geração de renda e valorização cultural. Após o aprendizado, os alunos estão preparados para comercializar suas criações, levando ao público produtos criativos, sustentáveis e cheios de identidade.

A analista de negócios do Sebrae-SP, Letícia Marques, destaca o impacto positivo da capacitação para os empreendedores locais. O artesanato com cabaça é uma expressão autêntica da nossa cultura regional, e cursos como este permitem que o talento local se transforme em oportunidade de negócio. O Sebrae-SP acredita que, ao incentivar o aprendizado e a criatividade, ajudamos as pessoas a encontrarem novas formas de empreender e fortalecer a economia das pequenas comunidades, afirma.

O curso integra as ações do programa Inova Senar, que busca promover inovação, sustentabilidade e geração de valor no meio rural, estimulando o empreendedorismo e a profissionalização de produtores e artesãos da região Sudoeste Paulista.

Para a participante Sabrina Carvalho, participar da capacitação foi prazeroso. O que inicialmente era apenas curiosidade, acabou estimulando o seu lado empreendedor. Eu adorei o curso! Nunca tinha mexido com cabaça e achei que seria difícil, mas foi tranquilo e divertido. O que mais curti foi ver a peça tomando forma rapidinho, dá uma sensação boa de fui eu que fiz. Resolvi fazer o curso inicialmente por curiosidade, para aprender algo diferente, mas agora já estou cheia de ideias. Pretendo fazer mais peças e vender algumas. Acho que dá para virar uma renda extra bem bacana, conta.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Criatividade e tradição marcam o curso de artesanato com cabaça realizado em Taquarivaí