Após uma geada que destruiu a lavora de café, Lucas Delpasso até pensou em desistir diante das dificuldades relacionadas à produção, precificação e gestão do negócio. Mas com o auxílio do Sebrae-SP, ele resolveu reestruturar a empresa e recomeçar. O desafio enfrentado pela empresa Café Delgraan, de Araraquara, foi compartilhado no Sebrae Transforma, programa semanal exibido nas redes sociais do Sebrae-SP. Assista ao vídeo aqui.

Ao longo dos anos, o Café Delgraan construiu um modelo de produção que une tradição, sustentabilidade, inovação e resiliência. O negócio começou a ganhar forma em 1999, com os primeiros pés de café plantados por Lorival Delpasso e seu pai. No entanto, foi em 2019, com a chegada de Lucas Delpasso que a produção ganhou uma nova identidade. A ideia de lançar uma marca própria de café especial veio acompanhada de uma transformação no modelo de cultivo.

A propriedade adotou práticas agroecológicas e estruturou a lavoura com base no sistema de agrofloresta, onde café, árvores nativas e outras culturas coexistem em equilíbrio com a natureza. “Nosso objetivo sempre foi oferecer um café de qualidade, mas também cuidar do modo como a terra é trabalhada”, afirma Lucas.

A lavoura é 100% composta por café arábica, voltada exclusivamente para cafés especiais. Todo o processo é feito integralmente no sítio: desde a produção das mudas, a colheita manual e a secagem em terreiro suspenso, até o beneficiamento e a classificação dos grãos. O resultado são cafés distribuídos nos mercados interno e externo, que atendem a critérios técnicos internacionais.

Mesmo com o negócio já estruturado, a família Delpasso não passou ilesa pelas adversidades. Em 2021, uma geada comprometeu boa parte da plantação. Em 2024, focos de queimadas atingiram novamente a lavoura. “Foram momentos difíceis. Pensamos até em parar. Mas buscamos apoio e seguimos em frente”, relembra Lucas.

Esse apoio veio, entre outros caminhos, por meio do programa ALI Rural (Agente Local de Inovação), do Sebrae-SP. A parceria foi essencial para reorganizar os processos internos, implementar melhorias e buscar alternativas de crédito. “O Sebrae foi fundamental para organizarmos a casa e conseguirmos tomar decisões com mais segurança. Isso fez toda a diferença”, afirma o produtor.

Mais do que recuperar a lavoura, o Delgraan consolidou um modelo produtivo sustentável, voltado à agroecologia, à inovação rural e ao fortalecimento da agricultura familiar — um exemplo de como é possível crescer no campo com responsabilidade e visão de futuro.

:: Confira outras histórias do Sebrae Transforma ::

Mudança de carreira leva amigas a montar negócio no ramo de vestuário

Mãos criadoras convertem argila em geração de renda

Sebrae Transforma conta a história de Cleicy Alves de Brito, vencedora do Prêmio Mulher de Negócios

Sebrae Transforma conta a história de Jéssica Garcia: que fez de sua MEI um negócio de referência

Com foco na saúde animal, veterinária de Rio Preto conquista prêmio nacional com ideia inovadora

Sebrae Transforma conta a história de Bruna Guimarães: a atriz que revive memórias em vídeos personalizados

Sebrae Transforma conta a história da Julê Confeitaria de Ilha Solteira

A arte e a força por trás da Cutelaria Família Dantas

Produtora rural conta como organizou negócio em Guaíra

Artesã faz cápsulas de café virarem anéis, brincos e colares

Sebrae Transforma conta a história de Dona Marta: de vendedora de salgados a dona do seu próprio buffet

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Após geada e perdas, produtor de café recomeça negócio em Araraquara