Na última quarta-feira (11), foi realizado em Bragança Paulista um evento de lançamento de parceria entre a Prefeitura do município e o Escritório Regional do Sebrae-SP em Jundiaí. Estavam presentes autoridades da prefeitura, parceiros e o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, para apresentarem um projeto com foco em desenvolver os micro e pequenos empreendedores locais.
O projeto inclui várias frentes de serviços do Sebrae e contará com ajuda de outras instituições, como Senai, Senac e Fatec. Está previsto para implementação ainda em 2025 o atendimento a 208 micro e pequenas empresas, focado em produtores rurais, rotas turísticas e produtores de linguiça, valorizando as vocações produtivas e econômicas do território e preparando-as para processos de IG (Indicação Geográfica) da Linguiça e CPLs (Cadeias Produtivas Locais); atendimentos a um grupo de 60 mulheres empreendedoras, por meio de consultorias; realização de três turmas de Empretec, sendo uma voltada para os produtores rurais, e duas turmas para o público urbano; contratação de 10 vagas do MBA de Gestão Pública Empreendedora; atendimento a 11 mil alunos por meio do JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e investimento em ações do programa Cidade Empreendedora.
O consultor de negócios do Sebrae-SP, Samuel Souza, diz que esse tipo de parceria em conjunto com a prefeitura é inédita no Escritório Regional de Jundiaí. “Estamos levando um projeto disruptivo para o município, que contará com um volume de ações de alto impacto para o desenvolvimento da economia local, através das micro e pequenas empresas, principalmente aquelas que se enquadram nos setores vocacionais do município, e temos uma segunda fase prevista para o próximo ano, englobando diversos segmentos locais. A micro e pequena empresa possui papel fundamental para a geração de emprego e renda, e para levar o nome da região para outros locais, e o principal foco desse projeto é contribuir para a elevação do faturamento e produtividade desses atores fundamentais, e por consequência, ampliar a importância de Bragança Paulista no estado e no país”, destaca.
Para 2026, a ideia é que o projeto dê continuidade aos trabalhos já estabelecidos e abranja ainda mais públicos: imobiliárias e corretores, novos negócios digitais, ambulantes, MPEs fornecedoras para o poder público, pessoas 60+, além de um projeto multissetorial.
“Com toda essa parte de aumento da produtividade que o Sebrae propõe, nós vamos atender mais de 570 CNPJs, aumentando produtividade desde transformação digital – a partir do turismo, as fazendas, os produtores rurais, as imobiliárias, os restaurantes, comércios, enfim – a preparar um pequeno negócio para vender para a prefeitura. Eu acho que tudo isso é muito relevante dentro do projeto, além de também termos planos para atuar com pessoas em situação de vulnerabilidade com a inclusão produtiva. Tudo isso é de muita relevância e importância para a população e faz com que trilhemos um caminho em busca do desenvolvimento de Bragança Paulista”, comenta Paulo Miotta, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Bragança Paulista.
Sebrae-SP no município
Até o dia 31 de maio deste ano, 2025, a cidade de Bragança Paulista totalizava 18.968 MEIs registrados, sendo o segundo município da região abrangente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Jundiaí com mais Microempreendedores Individuais, conforme evidenciado pelos dados do Portal do Empreendedor. No mesmo período, de acordo com o Portal de Empresas do Governo Federal, estão registradas 1.363 Empresas de Pequeno Porte (EPPs) e 25.646 Microempresas (MEs) na cidade.
O objetivo do Sebrae-SP e da prefeitura de Bragança Paulista com o novo projeto é ampliar o alcance das soluções do Sebrae para que todos esses empreendedores e empreendedoras consigam desenvolver e evoluir seus negócios.
De acordo com dados internos do Sebrae-SP, entre os anos de 2022 e 2024 pouco mais de 150 mil pessoas em Bragança Paulista foram atendidas pela instituição e seus diversos serviços, como consultorias, cursos e capacitações. Com a implementação deste novo projeto, esse número deve se tornar cada vez mais expressivo, com resultados visíveis e eficazes.
Para o diretor técnico do Sebrae-SP, Marco Vinholi, a cidade de Bragança Paulista se mostra com um potencial enorme de desenvolvimento para o micro e pequeno empreendedor. “Um projeto desse tamanho desenvolvido em tão pouco tempo apenas mostra a vontade da cidade de crescer. Tudo foi pensado estrategicamente para auxiliar Bragança Paulista a alcançar novos patamares, principalmente quando falamos das oportunidades de criação de uma Cadeia Produtiva Local (CPL) e do fomento ao empreendedorismo feminino e ao empreendedorismo nas escolas através do JEPP”, finaliza.