Na última terça-feira (11), a Câmara Municipal de Taquarivaí sediou o evento “Semear e Cuidar”, uma iniciativa voltada à promoção da saúde e ao fortalecimento das mulheres do meio rural. A ação foi realizada por meio de uma parceria entre Sebrae-SP, FAESP, Senar-SP, Prefeitura Municipal, ONG Orientavida e o Sindicato Rural de Buri.
Durante o evento, foram oferecidos 50 exames gratuitos de mamografia para produtoras rurais, com encaminhamento médico garantido em casos necessários. As participantes também receberam camisetas com frases motivacionais e a identidade visual do projeto.
A programação contou com palestras sobre saúde feminina, com destaque para as falas de Juliana Farah, presidente das Semeadoras do Agro da FAESP; Adriana Menezes, delegada representante da FAESP; e Gimena Galvan, coordenadora do Projeto Pense Rosa da ONG Orientavida. Também foi realizada uma dinâmica de autoconhecimento conduzida por Letícia Marques, analista do Sebrae-SP.
O evento faz parte do projeto Semeadoras do Agro, que tem como missão valorizar e capacitar mulheres do agronegócio. Segundo Ana Karla Gussão, analista do Sebrae-SP, este foi o primeiro de três encontros que ainda abordarão temas como agricultura familiar e protagonismo feminino no meio rural.
Momentos de emoção marcaram o seminário. Wilson Borges, gerente regional do Sebrae-SP, reforçou a importância de políticas voltadas à saúde da mulher rural. Edson Félix, secretário da Saúde interino também falou sobre a iniciativa e citou alguns exemplos de superação de mulheres de garra e fibra, que lutaram contra essa doença.
Já Aline Fonseca, coordenadora do Sindicato Rural de Buri, destacou a estratégia da busca ativa como diferencial do projeto. “Muitas dessas mulheres não têm acesso à saúde nem procuram exames regularmente. A busca ativa nos permite atender quem mais precisa, com rapidez e acolhimento. É um projeto transformador”, afirmou Aline.