O curso gratuito “Aprenda a modelar calças e bermudas masculinas”, promovido pelo Sebrae-SP em parceria com a Prefeitura Municipal de Itararé, Associação Comercial, Sebrae Aqui e Senai, foi concluído após 28 dias de formação intensiva. A capacitação, que integrou o programa Cidade Empreendedora, ocorreu na Escola Móvel do Senai, instalada na Praça Coronel Jordão, no Centro de Itararé.
Voltado para pessoas interessadas em aprender, de forma prática e acessível, as técnicas de modelagem e costura de peças do vestuário masculino, o curso contemplou desde o traçado de moldes até a finalização de calças e bermudas, com o objetivo de preparar os alunos tanto para o empreendedorismo quanto para o ingresso no mercado de trabalho.
Segundo Adriano Souza, consultor de negócios do Sebrae-SP, o curso demonstrou que, embora a costura exija dedicação, é possível tornar o processo mais fácil e prazeroso. “Os participantes puderam vivenciar todas as etapas da construção das peças, conciliando teoria e prática em aulas que abordaram princípios básicos de modelagem, uso correto de instrumentos, aplicação da tabela de medidas, confecção e adaptação de moldes, preparação para o corte e organização de ideias para negócios próprios”, destaca.
A iniciativa buscou atender a uma demanda local por qualificação na área têxtil, oferecendo aos participantes a oportunidade de transformar o aprendizado em fonte de renda, seja por meio do próprio negócio, seja por meio de oportunidades no setor de moda, que ainda carece de profissionais qualificados.
Para a professora e artesã, Denise Subtil, que trabalha com tapeçaria bordada em arraiolo, o curso foi fundamental para tirar dúvidas e adquirir novos conhecimentos sobre modelagem. “Foi tudo excelente, desde a estrutura do curso, à didática da instrutora, que soube atender alunos com diferentes níveis de experiência. Os dias de curso transcorreram muito bem e formamos uma equipe de estudos. Sou MEI e pretendo aplicar o que aprendi em meu empreendimento. Deixo aqui o meu desejo de participar de novas formações na área de costura industrial, como forma de consolidar um negócio mais sólido no futuro”, conta.
-