O Sebrae-SP, em parceria com a Prefeitura de Itararé, Associação Comercial, Sebrae Aqui e Senai, finalizou a primeira turma no curso gratuito “Aprenda a modelar blusas femininas”, que faz parte do programa Cidade Empreendedora. As aulas ocorreram de segunda a sexta-feira, na Escola Móvel do Senai, instalada na Praça Coronel Jordão, no centro de Itararé.
Voltado a maiores de 18 anos interessados em iniciar um negócio próprio ou aprimorar seus conhecimentos na área de confecção, o curso foi dividido em duas etapas: gestão de negócios e técnicas de modelagem.
Durante o período de capacitação, os participantes aprenderam a desenvolver modelagens básicas, adaptar modelos de blusas femininas, preparar moldes para corte e realizar ampliações e reduções de tamanhos, seguindo normas técnicas, ambientais e de segurança. Os modelos abordados incluíram baby look, regata e camisa, além de técnicas como transporte de pences e variações de decotes (redondo, quadrado e em V), golas, colarinhos e punhos.
Segundo o consultor de negócios do Sebrae-SP, Adriano Souza, o curso teve como principal objetivo proporcionar uma formação prática e técnica para quem busca empreender no setor de vestuário. “O curso teve por objetivo o desenvolvimento de competências relativas a técnicas de desenvolvimento de modelagem base, adaptação de modelos de blusas femininas, preparação de molde para corte e ampliação e redução de tamanhos, de acordo com procedimentos técnicos, normas ambientais de saúde e segurança”, explica.
Para a participante Ana Carla Castilho, que trabalha com venda de roupas e aluguel de trajes para festas, a experiência foi enriquecedora para o seu negócio. “Eu sou muito grata ao Sebrae-SP e ao Senai. Foi muito gratificante ter a oportunidade de fazer um curso tão completo em 30 dias, no qual aprendemos muito mais do que em um curso pago com aula uma vez por semana. Achei excelente, com os materiais e todo o suporte necessário, sem falar da professora, que é extremamente qualificada e atenciosa. Pretendo colocar em prática os conhecimentos adquiridos, produzindo minhas próprias peças para venda”, enfatiza.
Ao final do curso, os participantes receberam certificado de conclusão, reconhecendo a qualificação adquirida ao longo da formação.