Na manhã de quarta-feira (16/04), um grupo de estudantes do curso técnico em Administração do ensino médio da EE Profa. Ivone Palma Todorov Ruggieri, localizada em Santo André, visitou as instalações do Sebrae-SP no Grande ABC. A atividade integrou as ações desenvolvidas no programa Cultura Empreendedora, promovido pelo Sebrae-SP.
Logo no início, os alunos conheceram a estrutura do prédio do Sebrae-SP e foram informados sobre os espaços disponíveis, como o ambiente de coworking e o estúdio para produção audiovisual, ambos acessíveis gratuitamente. Em seguida, assistiram a uma apresentação conduzida pelo analista de Negócios Osvaldo Serafim dos Anjos Filho, que propôs dinâmicas para demonstrar como é trabalhar sob pressão. Os estudantes também aprenderam sobre o conceito de empreendedorismo e como todos são capazes de desenvolvê-lo.
Bem atuante durante as atividades, D. A. F. de 16 anos e estudante de administração, diz que o “curso” foi muito importante para ele. “A gente aprendeu que para empreender é preciso ter estratégias e não ter medo de arriscar porque cada vez que a gente se arrisca é um aprendizado novo para a gente levantar e conseguir fazer melhor”, avaliou.
Já seu colega de turma, G. V. A. M, também de 16 anos, diz que pensa muito em fazer engenharia. O aluno também destacou que para empreender é preciso arriscar. “É importante aprender com os desafios que o mercado de trabalho nos proporciona”.
O professor Walter Raimundo Júnior acompanhou tudo sem se manifestar. Olhava com atenção a participação de cada aluno e gostou do que viu. “O objetivo foi que eles conhecessem um ambiente empresarial. Eu tenho falado bastante em aula da importância das habilidades técnicas para que eles aprimorem”.
Conheça o Cultura Empreendedora do Sebrae
O Programa do Sebrae tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora em todos os níveis do ensino, desde o fundamental até a educação profissional, nas escolas públicas e privadas.
A analista de Negócios e gestora do Cultura Empreendedora, Joice Lopes Piselli, esclarece que objetivo principal do programa é tornar o aluno o protagonista de sua própria vida e da construção de sua carreira profissional. “O Sebrae, por meio das parcerias que possuímos com as Diretorias Regionais de Educação, proporciona diversas ações com os alunos do ensino fundamental e médio”.
Joice diz que este foi o primeiro encontro no escritório do Grande ABC com os jovens do ensino médio. “Tivemos diversas trocas e mostramos a importância do jovem ter um planejamento, metas, sonhos, sair da zona de conforto e caminhar para uma área de conhecimento que depende exclusivamente de uma atitude”.