Como parte do programa ‘MEI 360’, o Sebrae-SP realizou na última semana o curso ‘Turbine o seu negócio’, na sede do Escritório Regional, em Itapeva. Durante quatro dias, 26 Microempreendedores Individuais (MEIs) puderam receber conteúdo prático sobre quatro módulos para se tornar um empreendedor de sucesso: ‘Técnicas de vendas’, ‘Marketing digital para atrair clientes’, ‘Venha dominar as finanças de um jeito descomplicado’ e ‘Prepare-se para dominar os números’.
De acordo com o analista de negócios do Sebrae-SP, Claudio Rodrigues, este treinamento foi necessário após ter ouvido dos participantes quais eram as suas principais necessidades e dificuldades em seus negócios na primeira etapa do programa.
“Percebemos entre os participantes a necessidade de um acompanhamento mais efetivo. Pensando nisso, realizamos este curso de quatro dias sequenciais, para que eles entendam com mais profundidade as suas dificuldades e possam, a partir daí, corrigir os erros e aprender conceitos básicos que ainda não possuem para alavancar os seus negócios e obterem sucesso”, justifica.
Ao término do curso intensivo, os participantes receberam certificado de conclusão e agendaram mentorias individuais, que foram aplicadas pelos analistas de negócios do Sebrae-SP, Claudio Rodrigues e Raphael Augusto durante toda a semana subsequente.
Para Vinicius Shutt, que possui uma empresa de locação de andaimes e outras ferramentas para a construção civil, o curso foi esclarecedor e importante para dar segmento aos seus negócios de forma assertiva. “Eu achei o curso muito bem estruturado, porque abrange várias questões em relação aos negócios como finanças, comportamento empreendedor e marketing. Foi bem completo em relação aos assuntos abordados. Gostei bastante de ter a oportunidade de ganhar uma mentoria. Eu acho que esse é o ponto fundamental do curso. Eu pretendo utilizar as ferramentas que foram apresentadas, os conhecimentos de maneira geral, mas principalmente a parte de finanças, que é um ponto de atenção e melhoria no meu negócio. Esclareceu grande parte das minhas dúvidas e a interação entre os alunos foi muito importante, pois aprendemos muito também com os casos dos outros participantes”, conta.
Já para Heron Jackson, que atua no ramo alimentício, confeccionando e vendendo pães artesanais, o curso foi enriquecedor e o auxiliará na gestão dos seus negócios e em algumas mudanças que pretende fazer. “O curso do Sebrae-SP para mim foi muito bom, porque eu tinha muitas dúvidas sobre como administrar o meu negócio e como expor os meus produtos. Pude sanar todas as dúvidas com a professora, que me ajudou também a direcionar melhor o meu empreendimento. Já estou preparando coisas novas para aplicar no meu negócio, pois o curso me trouxe muitas ideias para que eu possa repaginá-lo. Foi tudo muito esclarecedor”, confessa.