O Brasil está no Oscar 2025. No dia 2 de março, “Ainda Estou Aqui”, filme dirigido por Walter Salles, está indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz para Fernanda Torres.
Aproveitando esse momento, o time de cinéfilos da Mural traz uma lista com 10 títulos de filmes periféricos que também estão sendo aclamados em festivais internacionais e nacionais, mesmo com muito menos divulgação.
Afinal, o circuito de distribuição e exibição dos filmes é muito maior do que o Oscar e, por questões políticas, de financiamento e divulgação, mesmo com muitas obras brasileiras sendo aclamadas, não chegam até o público.
Para ir contra esse cenário, que tal aproveitar e conhecer filmes produzidos por artistas periféricos e que contam as nossas histórias? Se liga nessa lista.
Faustina – Música Para Viver
O primeiro filme da cineasta estreante Vitória da Silva Teixeira conta a história da mãe dela, Edna Faustina. Aos 65 anos, a matriarca revive o sonho de estudar música. O sonho, que desperta suas raízes e motivação para viver, estava adormecido pelas dificuldades da vivência nas periferias.
O filme está disponível gratuitamente na Google Play e no Canal Futura
Com Você, Eu Vou
O musical gravado em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, traz a história de amor de Bruno e Rafael que se conheceram em um karaokê com tema dos anos 2000. Após um desencontro, os jovens não medem esforços para se encontrar e desenrolar uma possível história de amor.
Dirigido por Ellie Sasi e Arthur Jesus, o curta está disponível no canal do Coletivo Quilombarte
Candeias – Um Ser do Seu Tempo
Dirigido por Well Darwin, natural de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, o filme conta a história de Ozualdo Candeias, um dos pioneiros do cinema marginal, movimento dos anos 1960 e 1970.
A complexidade do diretor é revisitada num processo de colagens imagéticas e sonoras, pautada por uma entrevista concedida em 1997.
O filme foi selecionado na 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, considerado o maior festival de filmes independente do Brasil.
Mutirão
Criado pelo Corre Coletivo, o curta-metragem “Mutirão” mostra o relacionamento de crianças e adolescentes com o futebol na Vila Arco Íris, no Grajaú, periferia do extremo sul de São Paulo.
O filme mostra como o esporte une a comunidade e fomenta o sonho de mudar de realidade jogando bola. Confira o trailer: