A Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados promove seminário nesta quinta-feira (25) para discutir a valorização dos profissionais de segurança pública. O evento está marcado para as 9 horas, no plenário 9.

O debate foi solicitado pelo deputado Capitão Alden (PL-BA). Segundo ele, o objetivo é discutir políticas direcionadas a esses servidores com foco na saúde, qualidade de vida e valorização profissional, dentro da perspectiva dos direitos humanos.

"Infelizmente, as estatísticas de suicídios no Brasil demonstram que os integrantes das forças policiais enfrentam uma média significativamente maior de suicídios e tentativas", diz. "Esse cenário é resultado da dura rotina e das condições desafiadoras dessa profissão, muitas vezes desprovida de apoio e cuidado adequados à saúde mental dos profissionais", afirma.

Para o parlamentar, investir em programas de apoio psicológico e promover uma cultura de cuidado e respeito à saúde mental são ações essenciais e urgentes.

"É alarmante constatar que apenas neste início de ano, na Bahia, já foram seis policiais militares que tiraram suas próprias vidas. Essa situação evidencia a urgência de implementar políticas eficazes de apoio psicológico e prevenção do suicídio entre os profissionais de segurança pública", defende.