Uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Comando de Policiamento do Interior-9 (CPI-9) e do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (10º BAEP), foi deflagrada na manhã desta terça-feira (20), a partir das 6h, para combater o tráfico internacional de drogas em Piracicaba e outras cidades da região.
Batizada de Operação Expurgo, a ação ocorre simultaneamente nos municípios de Piracicaba, Limeira, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Botucatu, São Paulo e Corumbá (MS), com o cumprimento de 12 mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal.
Investigação começou após prisão em Limeira
As investigações tiveram início em janeiro de 2025, após uma grande apreensão realizada pelo 10º BAEP em Limeira, quando 15 pessoas de nacionalidade boliviana foram presas em flagrante por tráfico internacional de drogas. Na ocasião, foram apreendidos aproximadamente 17 quilos de cocaína.
Segundo a Polícia Federal, os criminosos atuavam em um esquema transnacional que utilizava imigrantes como “mulas” do tráfico, pagos com cerca de R$ 2 mil para ingerir cápsulas de cocaína e transportá-las em viagens clandestinas. Um dos detidos chegou a engolir mais de 120 invólucros da droga.
Drogas vinham da Bolívia e eram distribuídas no interior paulista
De acordo com a PF, a cocaína era trazida de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, acondicionada em cápsulas ingeridas pelos transportadores, que seguiam de ônibus até São Paulo. Em seguida, eram levados para chácaras no interior do estado, onde a droga era expelida e distribuída para pontos de venda.
Entre os presos na fase inicial da investigação estavam dois adolescentes com documentos falsos e uma gestante, o que evidenciou o grau de exploração e risco imposto pela organização criminosa.
Facção criminosa e ramificações no sistema prisional
As apurações também identificaram que parte dos investigados integra uma facção criminosa paulista, com atuação dentro e fora dos presídios. Alguns dos alvos da operação já se encontram presos por mandados preventivos, flagrantes anteriores ou condenações definitivas por tráfico de drogas. Walter Duarte
Tags:
combate | Crime | Deflagra | drogas | internacional | operação | PF