A Câmara Municipal de Piracicaba adiou, nesta quinta-feira (26), a votação de dois projetos de lei de grande importância para o município, gerando debates e adiamentos de outras propostas.

Créditos adicionais para folha de pagamento: debate intenso e adiamento

O principal ponto da pauta era o projeto de lei 136/2026, que visa autorizar a abertura de créditos adicionais suplementares no valor de R$ 64,05 milhões. Este montante se destina a cobrir despesas com a folha de pagamento dos funcionários comissionados das secretarias e órgãos municipais.

A votação foi adiada após intensos debates no plenário. Vereadores que apoiavam a medida argumentaram sobre a urgência de garantir o pagamento dos servidores. Por outro lado, os vereadores contrários criticaram a falta de detalhamento sobre as alterações orçamentárias e o remanejamento de recursos, especialmente aqueles originalmente destinados à saúde e à educação.

A discussão acalorada resultou na postergação da análise do projeto. A votação foi remarcada para a próxima segunda-feira (30), em sessão extraordinária, conforme anunciado pelo presidente da Casa, Rerlison Rezende (PSDB).

LDO 2026: Orçamento Municipal e Propostas Pendentes

Outro projeto relevante adiado foi o PL 100/2025, que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. A LDO é fundamental, pois define as metas e prioridades da administração municipal e serve de base para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). A proposta prevê uma receita total de R$ 3,42 bilhões.

A LDO também estava prevista para ser votada com a emenda 2/2025, da vereadora Silvia Morales (PV), que propõe a inclusão do paratletismo entre as ações de esporte, lazer e atividades motoras que podem receber recursos públicos.

Próximos Passos:

Devido ao adiamento das votações, as demais 39 proposituras da pauta, além de 10 pedidos de urgência para requerimentos, também não foram analisadas. Para garantir a apreciação dos itens restantes antes do recesso parlamentar, o presidente da Câmara convocou sessões extraordinárias para a próxima segunda-feira (30), onde tanto o PL 136/2026 quanto a LDO 2026 serão novamente apreciados, juntamente com as demais proposituras pendentes.

Tags:
adiado | Câmara de Piracicaba | Câmara Municipal | Finanças Públicas | folha de pagamento | Projeto de lei | Votação

Divulgação - Vereadores adiam votação de projeto que transfere recursos entre secretarias e LDO 2026

COMENTÁRIOS: