Resumo 

  • Emergência decretada – A Prefeitura de Piracicaba declarou estado de emergência em saúde pública por aumento de casos de SRAG, especialmente em crianças, e criou um Centro de Operações para monitorar a situação.
  • Leitos ampliados – Foram abertos 17 novos leitos pediátricos para SRAG nos hospitais da cidade, totalizando 66. A medida reduziu a fila de espera por internações.
  • Alta demanda – Apesar da queda na fila, a procura por atendimento segue alta. A Secretaria de Saúde alerta que casos graves têm prioridade no atendimento.
  • Vacinação contra gripe – Apenas 24,85% do público prioritário foi vacinado. A cidade já aplicou 43,2 mil doses e prepara ações itinerantes e possível retomada da vacinação noturna.
  • Orientação à população – Em caso de sintomas gripais com agravamento, a recomendação é procurar uma UPA ou UBS o mais rápido possível.

Leia a notícia completa

A Prefeitura de Piracicaba decretou estado de emergência em saúde pública nesta segunda-feira (19) devido ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), especialmente em crianças. O Decreto nº 20.472/2025, publicado no Diário Oficial, permite medidas administrativas emergenciais e a instalação do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), sob coordenação do secretário municipal de Saúde, Sérgio Pacheco.

O município ampliou de forma emergencial os leitos pediátricos para SRAG, que agora somam 66. A medida reduziu de 17 para três o número de crianças na fila por internação desde o último sábado (17). 

Até o dia 18 de maio, 307 pessoas foram hospitalizadas por SRAG em 2025, incluindo 102 crianças menores de 10 anos. A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a gripe, disponível em todas as salas de vacina das 8h às 15h. No sábado (24), haverá campanha com postos volantes, e a retomada da vacinação noturna está em avaliação.

Até agora, Piracicaba aplicou 43,2 mil doses da vacina, sendo que apenas 24,85% do público prioritário — gestantes, idosos e crianças — foi imunizado. A meta é vacinar 90% desse grupo.

A orientação é para que pessoas com sintomas gripais procurem as Unidades de Pronto Atendimento ou UBS mais próxima.

Divulgação - Secretário de Saúde, Sergio Pacheco, conversa com equipe do centro de operações

COMENTÁRIOS: