Grupo Belarmino deve assumir o transporte coletivo de Piracicaba
Após perder espaço na região de Campinas, empresário está perto de vencer licitação no município
A Rápido Sumaré, empresa que pertence ao grupo de viações do empresário Belarmino da Ascenção Marta, está perto de conquistar o contrato de concessão do transporte público de Piracicaba. A empresa teve a melhor proposta tarifária e foi habilitada pela prefeitura, o que significa que ganhará o contrato se não houver recurso por parte das demais concorrentes.
As empresas de Belarmino tinham amplo domínio do mercado na RMC (Região Metropolitana de Campinas), atuando tanto em linhas municipais quanto nas intermunicipais. Nos últimos anos, contudo, o grupo perdeu ou simplesmente deixou de disputar a operação em cidades importantes, como Limeira e Americana, que acabaram nas mãos de Marquinhos Chedid, da Sancetur.
Se a vitória no processo de concessão do transporte público de Piracicaba for confirmada, a Rápido Sumaré chegará à segunda operação na área de cobertura do Giro19. A empresa detém o direito de exploração das linhas urbanas em Nova Odessa.
Com outras ‘marcas’ o grupo Belarmino opera o transporte coletivo em Sumaré e Paulínia (MOV) e Hortolândia (Lira). Do mesmo modo, as viações do empresário integram o consórcio Bus+, responsável pelo transporte metropolitano na RMC.
Concessão do transporte coletivo em Piracicaba – condições
O transporte coletivo de Piracicaba é operado, atualmente, pela empresa Tupi, que firmou contrato emergencial com o município.
Para vencer a concorrência pública, a Rápido Sumaré ofereceu uma tarifa de R$ 4,77, menor que os R$ 5,60 cobrados atualmente. O edital de licitação prevê a exploração das linhas por um prazo de cinco anos, com um investimento estimado em R$ 110 milhões.
O documento exige a disponibilizado ônibus com wi-fi (internet sem fio) e entradas USBs, além de parte da frota com ar-condicionado. O edital exige, ainda, que seja fornecido gratuitamente ao público interessado, por meio de aplicativo, serviço de informação que possibilite ao usuário ver os horários previstos atualizados em tempo real de chegada dos ônibus aos pontos de embarque, além do itinerário das linhas. Todos os veículos da frota deverão ter monitoramento por câmeras em seu interior e sistema de rastreamento (GPS) e serão monitorados em tempo real pela Semuttran.
Quem vencer a concorrência será responsável pela construção da garagem e da manutenção dos terminais. A empresa vencedora deverá operar, inicialmente, com 163 veículos e 10% de reserva. Para o Sistema Elevar, destinado a pessoas que usam cadeira de rodas, é considerada a frota operacional de seis veículos e um veículo de reserva. A frota deverá ter, ainda, idade média máxima de cinco anos e idade máxima do veículo de dez anos.
